Notícia

Biblioteca FMUSP

Estudo da FMUSP sobre microplásticos no ar e possíveis efeitos na saúde humana é publicado em revista científica da Elsevier

Publicado em 19 agosto 2020

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) publicaram artigo científico na Science sobre microplásticos no ar e efeitos na saúde humana.

“O artigo aborda o papel dos microplásticos no ar, detectados em todo mundo, como um poluente emergente com ênfase nos potenciais efeitos deletérios que podem ter na saúde respiratória quando inalados. A nossa revisão busca mostrar os principais resultados dentro deste escopo, a partir de uma literatura que surgiu muito recentemente, entre 2016 e 20107”, afirma a Profa. Thais Mauad, Associada do Departamento de Patologia da FMUSP e supervisora do estudo.

Luís Fernando Amato Lourenço, pesquisador e pós-doutorando do Departamento de Patologia da FMUSP, afirma que, “as investigações sobre microplásticos no ar ainda são bem recentes e não se sabe a real extensão dos efeitos na saúde humana, por isso, a importância das investigações”. Ele ainda complementa: “o periódico STOTEN possui um fator de impacto de 6.55 (este número mede o quanto os artigos publicados são citados em outros estudos), sendo um valor bastante relevante na área de saúde ambiental”. No momento, a busca é pelo entendimento das características de exposição, como concentrações e morfologia destas partículas em ambiente interno e externo na cidade de São Paulo e em tecido pulmonar humano.

O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e faz parte do pós-doutorado do beneficiário Luís Fernando Amato e a pesquisadora responsável Profa. Thais Mauad: Identificação e caracterização físico-química de microplásticos ambientais na atmosfera e em tecido pulmonar humano (https://bv.fapesp.br/pt/bolsas/187050//).

Leia o artigo científico publicado pela STOTEN, da Elsevier, em: https://authors.elsevier.com/sd/article/S0048-9697(20)35205-0

Fonte: FMUSP