Manter uma rotina de musculação não traz apenas benefícios como aumento de força e resistência, melhora na postura e prevenção contra lesões.
Um estudo de enfoque original, desenvolvido no Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), confirmou que a atividade protege o cérebro de idosos contra demências.
Detalhado em artigo da revista GeroScience, o estudo acompanhou 44 pessoas que já apresentavam um comprometimento cognitivo leve, estágio que fica entre o comprometimento do envelhecimento normal e a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência.
O que se descobriu foi que praticar musculação duas vezes por semana, com intensidade moderada ou alta, preservou o hipocampo e o pré-cúneo, áreas cerebrais que se alteram quando há diagnóstico.
#ParaTodosVerem: Título: “Estudo confirma que fazer musculação duas vezes por semana ajuda na prevenção contra demência em idosos”. A imagem mostra duas mãos entrelaçadas, uma mais jovem e a outra de uma pessoa idosa. A pessoa idosa está segurando uma bola de exercícios de cores vibrantes, enquanto a mão mais jovem segura suavemente o pulso da pessoa idosa.
O Povo