Notícia

Medscape (EUA)

Estudo brasileiro relaciona pular café da manhã com aumento do IMC entre adolescentes

Publicado em 31 julho 2019

Por Elioenai Paes

Um estudo brasileiro publicado em julho no periódico Scientific Reports (Nature) mostrou que adolescentes que pulam o café da manhã apresentam uma incidência de circunferência abdominal e de índice de massa corporal (IMC) maior do que os que fazem a refeição matinal. [1]

A partir dos dados de dois estudos, um brasileiro e o outro europeu, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), analisaram se a falta do café da manhã poderia contribuir para o acúmulo de gordura corporal em adolescentes.

O estudo brasileiro Brazilian Cardiovascular Adolescent Health (BRACAH) avaliou 991 adolescentes de 14 a 18 anos estudantes de escolas públicas e particulares em Maringá, no Paraná, ao longo de 2007, sendo 45,5% garotos e 54,5% garotas. A pesquisa europeia Healthy Lifestyle in Europe by Nutrition in Adolescence Cross-Sectional Study (HELENA-CSS), obteve informações de 3.528 adolescentes de 12,5 a 17,5 anos em nove países da Europa entre 2006 e 2007, com participação de 47,7% garotos e 52,3% garotas.

A pesquisa mostrou que 37,8% das adolescentes brasileiras e 44,5% das europeias pulavam o café da manhã. No caso dos rapazes, 34,6% dos brasileiros deixavam de fazer essa refeição versus 35,9% dos europeus.

No estudo brasileiro, o comportamento relacionado com o equilíbrio de energia foi coletado por meio de questionários nos quais os adolescentes relataram seus hábitos, como tomar ou não o café da manhã, comportamentos sedentários, como passar horas jogando video games ou assistindo à televisão, quantidade de horas de sono nos dias úteis e aos finais de semana, além da prática de atividade física e hábitos sedentários.

O sono foi considerado insuficiente quando os adolescentes relatavam que dormiam menos que oito horas por noite. Por sua vez, a prática de atividade física foi considerada insatisfatória quando eles reportavam se movimentar < 60 minutos por dia. O estudo avaliou IMC, peso, altura, relação cintura-altura e circunferência abdominal – indicador de risco de doenças cardiovasculares.

O estudo utilizou o questionário de Escolhas e Preferências Alimentares, aplicado aos adolescentes brasileiros, que englobou alimentação e estilo de vida, e continha afirmações como "muitas vezes eu pulo o café da manhã" e opções que variavam entre "discordo totalmente" e "concordo totalmente".

Os rapazes brasileiros e europeus eram mais altos, mais pesados e tinham circunferência abdominal maior do que as moças brasileiras e europeias.

Tanto na Europa como no Brasil, os rapazes que informaram não tomar café da manhã apresentaram circunferência abdominal maior do que os que disseram tomar café da manhã – o mesmo ocorreu entre as moças. Além disso, dados do estudo também revelaram que as adolescentes brasileiras se mostraram as mais sedentárias dentre os grupos analisados, e que as europeias perderam para os rapazes europeus, mas foram mais ativas do que os brasileiros.

De acordo com o estudo, a ausência do café da manhã pode levar os adolescentes a fazerem escolhas alimentares erradas mais tarde, provocando desequilíbrio na alimentação e os deixando mais vulneráveis ao ganho ponderal.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha.com Portal Exame IstoÉ online UOL IstoÉ Dinheiro online BOL Estado de Minas online UOL TV GloboNews Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo Metro Jornal Terra A Tarde (BA) online Folha Vitória online Diário do Grande ABC online Correio Popular online A Crítica (MS) online Metro Jornal online W Rádio Brasil Meridional FM Hoje ES Blog do Parceiro Blog do Toninho Tudonoticia.org Ternura FM Jornal Notícias Revista Pará Notisul Casa de Notícias Sindicato dos Comerciários (SP) Região Noroeste O Extra.net (Fernandópolis, SP) online SBT Interior Boqnews Tudonoticia.org Portal do Governo do Estado de São Paulo Reconvale Noticias Saúde é Vital online Teresina Diário Folha Nobre Planet Earth Water Air Green Brazil Saúde Curiosa O Nortão online Jornal da Franca Beto Ribeiro Repórter Professor José Costa Meio & Negócio Tribuna do Norte (Pindamonhangaba, SP) online EcoDebate CREMEPE - Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco Visão Notícias Algomais online MSN Innaldo Sardinha Diário do Sertão ClickPB Jovem Pan Jornal na Net Aroldo Murá Informativo Em Foco De Tudo - Alto Tietê - Avine HypeScience Hospital Santa Maria O Defensor online Tribuna de Ituverava online O Estado do Maranhão online Zero Hora online Folha da Região (Araçatuba, SP) online Folha de Londrina online Aqui Notícias online Gazeta online Tarobá News Portal Banda B Jornais Virtuais Diário de Notícias online HiperNotícias CGN Head Topics (Brasil) Hoje em Dia online Bem Paraná online Mix Vale Jornal do Commercio (PE) online Leia Já Página 3 Portal no Ar Educadora AM 1020 Portal do Holanda Tribuna do Sertão Notícia Agora Repórter Diário online Meon Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Guarulhosweb RIC Mais Votunews Última Hora News (Aracaju, SE) Top Guarulhos O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online 660 AM The Answer (EUA) Q102.7 KBIQ (EUA) WFIL 560 AM (EUA) 710 KNUS (EUA) The Word 880 AM & 104.5 FM (EUA) 93.3 FM The Fish Jim Liebelt's Youth Culture Watch (EUA) Rejoice Little Rock (EUA) True Talk 800 (EUA) 94.7 FM The Word (EUA) Nh Tv Estação Litoral SP São Paulo para Crianças Ubiratã Online A Tribuna