Notícia

SIC Notícias (Portugal)

Estudo brasileiro diz que pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada (174 notícias)

Publicado em 31 de maio de 2021

Yahoo! Yahoo! El País (Uruguai) online Yahoo! Portal Exame UOL Diário do Poder G1 Portal R7 CBN Notícias G1 IstoÉ online Investe São Paulo UOL Portal do Governo do Estado de São Paulo G1 EPTV TV Globo Metrópoles Valor Econômico online Folha.com O Estado de S. Paulo Estadão.com O Globo online O Globo online Agência Brasil Correio Braziliense online Época Negócios online Jornal O Anhanguera online A Crítica (MS) online Leitura do Povo Pfarma Revista Revide Manancial News Notícias BH Público A Tabocas Notícias Você e Região Só Notícia Boa Diário GM Fleekus Campos 24 horas Novo Dia Notícias online Clube de Imprensa Jornal Tempo News online Jornal de Piracicaba online RIC Mais Correio da Manhã Jornal (Portugal) Informe Cidade TV Hortolândia Itupeva Agora Mix Vale Notícias ao Minuto (Brasil) Folha Noroeste online Portal Banda B DL News Portal Thathi Folha da Região (Araçatuba, SP) online Real Radio Tv Brasil Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Barulho Curitiba A Tribuna (Santos, SP) online Rádio Itatiaia 610 AM | 95,7 FM Archyde Meon Jornal do Oeste (Toledo, PR) online TN Online Tribuna de Petrópolis online Tribuna do Sertão Global Times (China) Jornale A Crítica (MS) online Brasil 247 A Cidade On (São Carlos, SP) A Crítica (MS) online Veja São Paulo online ClickPB El Observador (Uruguai) TN Online Folha Vitória online RIC Mais Mix Vale DL News Crescer online SP Agora Portal Mídia Jornal Z Norte online Gazeta de Votorantim online Bahia.ba Omny.fm Último Instante Último Instante Tribuna de Ituverava online Os Cabeças da Notícia Money Times Prime Time Zone (EUA) Radar Amazônico Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online O Brasileiro O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online Olhar Digital Pais & Filhos online Forbes Brasil online SAPO Brasil Portal do Holanda Repórter Diário São Carlos Agora Sim Notícias Repórter Diário The Peninsula Qatar (Catar) Portal R3 Planeta online TNH1 Blog Vi o Mundo Super Rádio Tupi FM 96,5 Diário da Saúde Jornal da 3ª idade online Cidade Verde Campinas.com.br CGN Blog da Cidadania Instituto Butantan A Comarca Canaltech Diário da Manhã (RS, Passo Fundo) online Zero Hora online Índices Bovespa Democrata digital Eu, Rio! Zero Hora online Portal GMC Online Gazeta Brasil Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Blog A Crítica Reuters Brasil Portal da Enfermagem NewsLab online Quimiweb Revista Revide online O Informante Pensar Piauí Portal Comunica AM! Portal Roma News
Por Lusa

A pandemia de covid-19 pode ser controlada com 75% da população vacinada, segundo um estudo hoje divulgado e desenvolvido na cidade brasileira de Serrana, em São Paulo, através da imunização em massa com a vacina Coronavac.

O estudo, denominado "Projeto S" e divulgado pelo Instituto Butantan e pelo Governo de São Paulo, mostrou ainda que a imunização da população adulta do município de Serrana fez os casos sintomáticos de covid-19 diminuírem 80%, os internamentos 86% e as mortes 95%.

"O estudo indica que, com 75% da população-alvo imunizada com as duas doses da vacina Coronavac, a pandemia foi controlada em Serrana e isso pode reproduzir-se em todo o Brasil. Os resultados demonstram de forma categórica o que poderia estar a acontecer no Brasil inteiro, se não fosse o atraso na vacinação", afirmou o governador de São Paulo, João Doria.

O estudo, pioneiro a nível mundial, mostrou que a vacinação protege tanto os adultos imunizados, quanto crianças e adolescentes que não receberam a vacina.

"O resultado mais importante foi entender que podemos controlar a pandemia mesmo sem vacinar toda a população. Quando atingida a cobertura de 70% a 75%, a queda na incidência foi percebida até no grupo que ainda não tinha completado o esquema vacinal", explicou o diretor de ensaios clínicos do Butantan, Ricardo Palacios, que liderou o estudo.

A análise ocorreu em Serrana, no interior do estado de São Paulo e que abriga 45 mil habitantes, dos quais cerca de 27 mil, maiores de 18 anos, foram imunizados com a Coronavac, vacina do laboratório chinês Sinovac, entre 17 de fevereiro e 11 de abril.

Serrana foi escolhida porque apresentava um alto índice de prevalência de infeções pelo novo coronavírus.

Para o estudo, a cidade foi dividida em 25 subáreas, formando quatro grandes grupos populacionais que receberam o imunizante em semanas sucessivas. A vacina foi oferecida a todos os maiores de 18 anos elegíveis para o estudo em quatro etapas e datas distintas.

"Outra conclusão importante é a avaliação da incidência da doença em Serrana na comparação com as cidades vizinhas. Serrana tem cerca de 10 mil moradores que trabalham em Ribeirão Preto diariamente. Porém, enquanto Ribeirão Preto e cidades da região vêm apresentando aumento de casos, Serrana manteve taxas de incidência baixas graças à vacinação", indicou o Butantan, em comunicado.

"Ou seja, além da queda das infeções, os moradores que transitam em outras cidades não trouxeram um incremento relevante nos casos. O 'Projeto S' criou um 'cinturão imunológico' em Serrana, uma barreira coletiva contra o vírus, reduzindo drasticamente a transmissão no município", acrescentou o instituto, que produz no Brasil a Coronavac.

A redução foi constatada através da comparação dos dados do início do projeto -- até ao fim da vacinação de todos os grupos -- com o restante do trimestre avaliado (fevereiro, março e abril de 2021).

Os dados indicam que em 16 de fevereiro, um dia antes do início do processo de vacinação massiva, Serrana somou 57 óbitos e 2.499 casos confirmados do vírus.

Após a imunização, os casos caíram para 699 em março e 251 em abril. As mortes diminuíram de 30 para seis no mesmo período.

O Brasil, um dos países mais afetados pela pandemia em todo o mundo, totaliza 461.931 óbitos e 16.515.120 infeções pelo novo coronavírus.