Notícia

Jornal da Unesp

Estudo avalia consumo da cana por suínos

Publicado em 01 março 2014

Por Mariana Trevisoli

O estudo intitulado Níveis de fibra da cana-de-açúcar na dieta de leitões desmamados, de autoria de Ysenia Victoria Silva Guillen, mestranda em Zootecnia pela Unesp de Jaboticabal, recebeu o prêmio de melhor trabalho sobre suínos na 28ª Reunião Anual do Conselho Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) e o Congresso sobre Nutrição de Animais Jovens – Aves e Suínos, realizado em outubro do ano passado, em O Campinas (SP).

O estudo analisou os efeitos da cana-de-açúcar na saúde intestinal de leitões, numa etapa da vida do animal considerada crítica, o pósdesmame. A pesquisa aproveitou também o fato de a fibra da canade-açúcar ser um dos maiores coprodutos produzidos no Estado de São Paulo.

O tema premiado faz parte da dissertação de mestrado de Ysenia e tem como outros autores Maria Cristina Thomaz, Vivian V. Almeida, Marco M. Lima, Fabrício R. Castelini, Fabrício F. Castro, Everton Daniel, Maryane S. F. Oliveira, Manuela V. Marujo e Daniela J. Rodrigues.

Diretora da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias e docente do Departamento de Zootecnia, Maria Cristina Thomaz orientou o estudo, que teve o apoio do PEC-PG da Capes/ CNPq – Brasil, por meio de bolsa concedida, e da Fapesp, pela concessão de auxílio à pesquisa.

Assessoria de Imprensa Unesp/Jaboticabal