Um estudo feito com pacientes do sexo masculino, que tiveram covid-19 apontou que o vírus Sars-CoV-2 reduz a produção de hormônios e afeta os testículos. A pesquisa apontou ainda que, os efeitos seguem mesmo após meses da cura dos infectados.
O andrologista Jorge Hallak, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e coodernador do Grupo de Estudos em Saúde do Homem do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) foi o responsável pela pesquisa.
Em síntese, o espermograma de vários pacientes tem indicado que a motilidade espermática – a capacidade de os espermatozoides se moverem e fertilizarem o óvulo caiu para entre 8% e 12% (o normal é de 50%), permanecendo baixo mesmo após a recuperação completa do homem.
Outra conclusão foi que o nível de testosterona também caiu. “Temos visto, cada vez mais, alterações prolongadas na qualidade do sêmen e dos hormônios de pacientes que tiveram Covid-19, mesmo naqueles que apresentaram quadro leve ou assintomático”, diz Hallak à Agência Fapesp.