IstoÉ online

Estudo aponta que hormônio liberado durante atividade física pode inibir o avanço do novo coronavírus

Publicado em 04 setembro 2020

Dr. Rafael Fonseca, médico do esporte, opinou sobre grande estudo ligado à Covid-19 e prática de atividades físicas; saiba mais sobre

Já é comprovado que exercícios físicos trazem inúmeros benefícios à saúde física e mental das pessoas. No caso da Covid-19, um estudo feito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) aponta que a atividade física pode inibir o avanço da doença. O estudo sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de Covid-19. Ao analisar dados de expressão gênica de células adiposas, os pesquisadores observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à maior replicação do novo coronavírus em células humanas.

O artigo, publicado na revista "Molecular and Cellular Endocrinology", descreve dados gerados no estudo de pós-doutorado de Oliveira, que analisou a ação da irisina e de hormônios tireoidianos em adipócitos. O trabalho contou com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Pesquisadora da Faculdade de Medicina da Unesp, Miriane de Oliveira explicou que o resultado representa uma sinalização positiva para a busca por tratamentos. Entretanto, ressaltou que são dados preliminares.

- A irisina é um hormônio produzido de modo endógeno pelos músculos quando praticamos atividade física contínua e é responsável pela transformação da gordura de cor branca considerada ruim, em gordura marrom. Esse processo favorece o gasto energético, o que torna a irisina um agente endógeno terapêutico para doenças metabólicas, como a obesidade - afirmou o médico do esporte Dr. Rafael Fonseca.

Por ser ativado e produzido através da prática regular de atividade física pode-se concluir que indivíduos obesos tendem a produzir menos irisina no organismo que indivíduos saudáveis não sedentários.

Por causa da pandemia, os pesquisadores decidiram investigar possíveis efeitos da irisina em genes relacionados à replicação do SARS-CoV-2. A partir do cruzamento de dados, eles descobriram que o tratamento com a irisina em células adiposas diminuiu a expressão dos genes TLR3, HAT1, HDAC2, KDM5B, SIRT1, RAB1A, FURIN e ADAM10, reguladores do gene ACE2 - fundamental para a replicação do vírus em células humanas. O ACE2 codifica a proteína a que o vírus precisa se ligar para invadir células humanas.

Outro fator importante observado foi o fato de a irisina poder triplicar um gene fundamental para proteção dos indivíduos, o TRIB3. Em levantamentos anteriores, foi observado que a diminuição desse gene ocorre principalmente nos idosos e pode estar relacionado à maior replicação do SARS-CoV-2, o que, consequentemente, aumenta o risco dessa população diante da atuação do coronavírus no corpo humano.

Estadão.com Portal R7 UOL O Estado de S. Paulo UOL G1 Correio Braziliense online Correio Braziliense Folha.com Terra Folha Vitória online Galileu online Folha do ABC online Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Mundo e Meio Jornal Alerta Jornal Opção (Goiânia, GO) online Jornal da Ciência online Terra Biblioteca FMUSP Portal da Enfermagem Atemporal TV Jornal MSN Central das Notícias Refugo NewsBeezer Leia Notícias Blog Jornal da Mulher EdsonVidigal.com O Sul online Folha Regional MS online PB Agora Algomais online Portal Pinzón LabNetwork MSN O Sul Acontece Botucatu Rádio Piratininga 750 AM Top Stories Brazil Tropical FM 99 Revista Amazônia Olhar Digital Dom Total Portal do Zacarias Revista Go Outside online Agência 14 News Notícias Botucatu Portal do Governo do Estado de São Paulo Gazeta de S. Paulo online A Província do Pará Estrela Guia News Mercado Fitness (Argentina) Leia Já Jornal O Coletivo Saber Atualizado Jornal de Piracicaba ID News Jovem Pan Diário do Rio Claro Fato Amazônico BandMulti Público A O Hoje (Goiânia, GO) online Paraíba Total Jornal Cidade - Rio Claro O Londrinense ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Bonfim Notícias Coluna Italo outrosquinhentos.com Pfarma Tatame online Farol News Notícias do Dia Post TV TV do Povo Terra LANCE! Votunews Terra TV Alesp Infomed - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas Matanzas (Cuba) Revista Atenção Rádio Santa Cruz Jornal Regional