Notícia

CBN Campinas 99,1 FM

Estudo aponta que El Niño aumenta ocorrência do mosquito da dengue no estado de SP (42 notícias)

Publicado em 21 de novembro de 2024

Um estudo publicado na revista científica “ Plos Doenças Tropicais Negligenciadas” comprovou que o fenômeno climático El Niño está ligado a um aumento da infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika.

A pesquisa analisou dados dos 645 municípios do Estado de São Paulo, entre os anos de 2008 a 2018. Neste mês, o trabalho foi publicado pela Agência FAPESP de pesquisa.

Conforme o estudo, os cientistas mostraram que, em recipientes descartados ao ar livre, com temperaturas acima de 23,3C e volume de chuvas maior que 153 milímetros, os índices de incidência de larvas do mosquito aumentam quando exposto aos efeitos El Ñino.

O fenômeno é responsável por causar o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, o que altera a distribuição de umidade e calor no planeta, principalmente onde o clima é predominantemente tropical, como no Brasil.

A pesquisa identificou que as áreas mais vulneráveis à proliferação do Aedes estão, principalmente, nas regiões central e norte do Estado. As diferenças socioeconômicas também contribuem para a infestação, conforme a análise.

Um dos autores do artigo, o pesquisador da Unicamp Thiago Salomão de Azevedo, explicou como as análises foram feitas.

O pesquisador, que também atua na Secretaria da Saúde da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste como diretor de políticas públicas, explicou as medidas adotadas na cidade a partir do estudo.

O estudo traz que, nas próximas décadas, haverá um crescimento na frequência e intensidade do El Ñino, o que reforça a necessidade de ampliar a capacidade de rastreamento dos criadouros do mosquito para adotar medidas de combate e controle.

Atualmente, no estado de São Paulo, crianças e adolescentes de 9 a 14 anos podem receber a vacina contra a dengue. O esquema de imunização é feito em duas doses, com três meses de intervalo entre elas. A vacina contra a dengue está disponível em todas as unidades de saúde de Campinas.