A vacinação infantil contra a Covid-19 protege as crianças de possíveis sequelas, conhecidas como covid longa. A afirmativa foi feita pelo professor Clovis Artur Almeida da Silva, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina (USP).
No Congresso Brasileiro de Reumatologia, em Goiânia-GO, concluído no último sábado (07/10), o discente afirmou que “essa vacinação é importante principalmente para crianças que tenham doenças crônicas, como as reumáticas. “
“As vacinas mostraram segurança e resposta imune adequada, inclusive nos pacientes reumáticos e que tomam imunossupressores. Mesmo que eles tenham taxas menores de resposta, as vacinas são adequadas para combater a infecção viral” – destacou.
A covid longa é caracterizada como a sintomática remanescente três meses após a infecção pelo novo coronavírus ou pelos sintomas que aparecem mediante uma infecção provocada pelo coronavírus, o que pode causar problemas sérios, como as miocardites, além de sequelas emocionais e bloqueios de aprendizagem.