Notícia

Globo Rural online

Estudo aponta benefícios do uso de vitamina A na criação da tilápia-do-nilo

Publicado em 08 janeiro 2010

Da Redação, com informações da Agência Fapesp

As vitaminas são essenciais na dieta dos peixes por estarem envolvidas nas reações metabólicas. Sua falta pode comprometer o crescimento e aumentar a incidência de doenças. Um novo estudo realizado com a tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) concluiu que quantidades adequadas de vitamina A melhoram o ganho de peso, mas não altera o consumo de ração pelos peixes.

O trabalho, publicado na revista Scientia Agricola, apontou ainda que a suplementação de vitaminas na dieta diminui o estresse e estimula o sistema imunológico causado por altas densidades de estocagem dos peixes. De acordo com José Eurico Possebon Cyrino, professor do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e orientador do estudo, o modo de criação em que se colocam cada vez mais peixes em um pequeno espaço tem provocado várias doenças e até mesmo a morte dos animais.

"A suplementação adequada de vitamina A permite um melhor funcionamento do fígado, do baço, do rim e um sistema imunológico mais competente. Assim, mesmo quando submetidos ao estresse, a presença do ácido retinoico [forma oxidada da vitamina A] na dieta ajuda a não comprometer o sistema imunológico", diz.

O estudo corresponde à dissertação de mestrado de Daniela Ferraz Bacconi, orientada por Cyrino e intitulada "Efeito da suplementação dietética de vitamina A no desenvolvimento e reservas hepáticas de retinol na tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus)", com Bolsa da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.