Notícia

BOL

Estudo americano mostra que antioxidantes do açaí são absorvidos pelo organismo

Publicado em 15 outubro 2008

Da Redação*

Vendido, atualmente, como uma "superfruta" em países como os Estados Unidos, o açaí tem sido alvo de pesquisas desde 2001. Os mais recentes resultados, anunciados por uma equipe da Universidade Texas A&M, indicam que a fruta amazônica é mesmo saudável: os antioxidantes contidos no alimento são absorvidos pelo organismo humano.

O estudo foi restrito - envolveu 12 voluntários, que consumiram açaí em polpa e na forma de suco, esta última com metade da concentração de antocianinas (pigmentos que dão cor às frutas). Sucos sem propriedades antioxidantes foram usadas como controle.

Os antioxidantes do açaí são realmente absorvidos pelo organismo, segundo o estudo realizado no Texas

Os pesquisadores analisaram amostras de sangue e de urina dos participantes após o consumo e, em ambos os casos, houve absorção significativa de antioxidantes.

Segundo a autora do estudo Susanne Talcott, o açaí também possui a vantagem de conter baixo teor de açúcar. Segundo ela, trabalhos futuros vão verificar se o consumo da fruta pode ajudar na prevenção de enfermidades, como o câncer.

Mas ela faz uma ressalva: apesar dos atributos notáveis, o açaí sozinho não pode ser considerado uma solução para doenças. A fruta deve ser parte de uma dieta balanceada.

O estudo foi publicado no "Journal of Agricultural and Food Chemistry".

*Com informações da Agência Fapesp