Notícia

Prefeitura de Sorocaba

Estudantes participam de desafio no Empreende Sorocaba

Publicado em 11 novembro 2015

Por Claudio Rostellato

Diálogo sobre Apoio à Pesquisa para Inovação na Pequena Empresa, paletra “O Google e meu Negócio – Como usar esta ferramenta em favor da minha empresa”, e Desafio Empreende Sorocaba, envolvendo estudantes de várias universades, Escolas Técnicas e de Ensino Médio. Essas foram as atrações do quinto dia do “Empreende Sorocaba”, evento realizado pela Prefeitura, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba.

A vontade de abrir um negócio levou o sorocabano Jupercio Juliano a participar das duas palestras. Desempregado, ele conta que atuava na área de computação gráfica e modelagem 3D, e que foi ao Parque Tecnológico em busca de informações, principalmente sobre os programas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). “Conheci melhor o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), sobre a Fapesp, e como as coisas acontecem. Pra mim isso foi muito bom. Pretendo participar de todos os eventos do Empreende Sorocaba, principalmente porque neste momento em que estou buscando trabalho é extremamente importante”, disse.

O Desafio Empreende Sorocaba tem por objetivo envolver as instituições de Ensino Superior, Médio e Técnico na realização de diversas atividades, especialmente nas suas próprias instalações para seus alunos, onde são avaliados critérios de impacto e performance, mediante premiação aos participantes. As atividades acontecem nas próprias escolas e nesta quarta-feira envolveu: Facens, Escola Técnica Fernando Prestes, Faculdade de Tecnologia de Sorocaba “José Crespo Gonzales”, Faculdade Ipanema, Pitágoras e Uniesp.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 12 – Quinta-feira

14h às 17h Papo Empreendedor “Manufatura 4.0”.

Dia 13 – Sexta-feira

14h às 17h – Papo Empreendedor “Desafios e Oportunidades para Cidades Inteligentes na Região Metropolitana de Sorocaba”.

Dia 14 – Sábado

9h às 17h – Papo Empreendedor “Workshop de Robótica – Robô Livre”.

Dia 16 – Segunda-feira

9h às 17h – Empreende na Praça Coronel Fernando Prestes. Diversas atividades de interação, orientação e diversão com a comunidade, cuja missão maior é disseminar a educação e a cultura empreendedoras, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender e a inovar.

Dia 17 – Terça-feira

15h às 17h – Papo Empreendedor “Desafios da Internacionalização”

Dia 18 – Quarta-feira

14h às 17h – Palestra de Encerramento Empreende Sorocaba 2015. Premiação do Desafio Empreende Sorocaba.

Espaço Empreendedor

O Espaço Empreendedor da Prefeitura também estará no Empreende Sorocaba. No dia 17 de novembro, das 15h às 16h, acontece a palestra da equipe do Espaço Empreendedor, sob o título “Quem Pode ser Empreendedor Individual”. No dia seguinte o tema da palestra será “Introdução ao Business Canvas”, que será realizada das 19h30 às 21h.
“Como obter Microcrédito Empresa” é o tema da palestra do dia 19, das 15h às 16h. A participação nas palestras e atividades é gratuita, mas devido ao número limitado de lugares é aconselhável inscrição antecipada pelo e-mail eempreendedor@sorocaba.sp.gov.br

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba por meio do Parque Tecnológico (PTS), o Empreende Sorocaba conta com apoio da Agência de Inovação (Inova Sorocaba), Associação Comercial de Sorocaba, Hubiz, Núcleo de Jovens Empreendedores (Ciesp Sorocaba) e Sebrae-SP (regional Sorocaba). Conta ainda com patrocínio de Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Facens), Smyowl, Confiatta Sistemas e Tecnologia, Pyme DNA Financeiro, Primeiro Café e Brasil Kirin.