Notícia

JorNow

Estudantes e educadores da América Latina poderão aprender sobre sustentabilidade, ciência e astronomia de forma gratuita com a IBM

Publicado em 15 dezembro 2020

• Por meio da plataforma Open P-TECH, IBM lança globalmente um canal de sustentabilidade para professores junto com Chesapeake Bay Foundation, World Wide Fund for Nature e The Nature Conservancy.

• Além disso, a IBM se une a 14 organizações de astronomia da América Latina para oferecer conteúdo em espanhol e português sobre astronomia, astrofísica e ciência para os estudantes.

São Paulo, 15 de dezembro de 2020 - A IBM segue fortalecendo sua plataforma de educação gratuita Open P-TECH por meio da colaboração com importantes organizações mundiais e regionais para acelerar o acesso de estudantes do ensino médio, educadores e familiares a ferramentas e conteúdo de qualidade. As colaborações incluem acesso à conteúdo sobre tecnologias como inteligência artificial, nuvem e blockchain, com o objetivo de promover o conhecimento e a aplicação dessas tecnologias disruptivas a temas como sustentabilidade, ciência, astronomia e astrofísica.

\"As colaborações que estamos estabelecendo buscam atrair o interesse dos estudantes e capacitá-los sobre sustentabilidade, ciências, astronomia e tecnologias disruptivas. Em tempos de distanciamento social, a tecnologia nos conecta, nos une e nos empodera. Queremos despertar a curiosidade dos jovens para que comecem a explorar o mundo das ciências e tecnologia com uma perspectiva sustentável desde cedo. Assim, podemos ajudá-los a desenvolver as habilidades que serão necessárias para formar parte da força de trabalho do futuro\", explicou Flavia Roberta Silva, head de Corporate Social Responsibility para a IBM América Latina.

Educação sobre o meio ambiente: um caminho para um mundo mais sustentável
O novo Canal de Recursos de Sustentabilidade para Educadores oferece apoio a docentes do ensino médio para que possam identificar a realidade do lixo eletrônico, como ele se conecta com a gestão de resíduos, o risco para o meio ambiente, entre outros. Foi desenvolvido junto a reconhecidas organizações, como Chesapeake Bay Foundation, The Nature Conservancy e World Wide Fund for Nature.

A sustentabilidade ambiental é um imperativo empresarial relacionado com o meio ambiente e está desafiando as estratégias e modelos de operação das organizações em todos os setores. Estudo recente de IBM revelou que quase 80% dos consumidores indicam que a sustentabilidade é importante para si e 60% está disposto a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.

Por meio dessa aliança, a plataforma Open P-TECH oferecerá aulas, atividades de educação sobre sustentabilidade, feira virtual de carreiras e experiências de planejamento profissional. Dado que a sustentabilidade impulsiona o sucesso de uma empresa no cenário competitivo do mercado atual, os recursos do novo canal do Open P-TECH irão apoiar os educadores a liderar debates produtivos sobre mudanças climáticas e gestão de resíduos eletrônicos para abordar problemas da realidade e planejar cadeias de suprimentos, energia e operações de resíduos sustentáveis.

Uma viagem pelo Cosmos, pelos eclipses e mistérios do Universo
Na América Latina, IBM, organizações e instituições astronômicas da região anunciaram um acordo para capacitar jovens sobre astronomia, astrofísica e ciências em espanhol e português.

Por meio do canal de Astronomia no Open P-TECH, os estudantes e educadores de ensino médio poderão acessar conteúdo científico de 14 organizações, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Observatório Nacional (ON). Além disso, o canal disponibiliza um formato holográfico e uma experiência 360º de realidade aumentada sobre os astros, desenvolvida pela startup UXart, que é parte do Startup with IBM.

Agora, os estudantes poderão acessar conteúdo organizado em diferentes módulos - um por instituição de astronomia participante da América Latina - com cursos, conferências, vídeos, podcasts, experimentos e materiais de divulgação sobre astronomia em geral, buracos negros, asteroides, física e astrofísica, entre outros.

\"O Observatório Nacional possui em seu DNA a missão de levar o conhecimento de ciências, como a astronomia, para a sociedade e esta parceria com a IBM nos permitirá expandir o alcance de nosso vasto acervo sobre astronomia com os estudantes de ensino médio e professores do Open P-TECH, ajudando a motivar nestes jovens o aprendizado de importantes habilidades profissionais do futuro\", afirma Ricardo Ogando, Astrofísico do Observatório Nacional.

\"A FAPESP e a IBM são parceiras de longa data em iniciativas que impulsionam o ecossistema de inovação e educação no Brasil e poder contribuir com conteúdo de astronomia para o Open P-TECH é uma forma a mais de colaborarmos, também, com a formação de jovens estudantes do ensino médio, abrindo as portas para que conheçam um pouco mais dessa fascinante disciplina que é a astronomia\", afirma Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP.

Educadores, voluntários ou estudantes que estejam interessados em saber mais sobre os programas e as habilidades para ter sucesso podem acessar este link.

Sobre Open P-TECH

Para alcançar mais pessoas com seu programa P-TECH (Pathways in Technology Early College High Schools), que nasceu em 2011 como um modelo inovador de educação pública para enfrentar os desafios de educação e desenvolvimento da força de trabalho, a IBM lançou uma plataforma digital chamada Open P-TECH. O objetivo é que muito mais professores e alunos tenham livre acesso a conhecimentos e habilidades concretas, mas também aprendam habilidades sociais e alcancem um público mais amplo, para ajudar a fortalecer as economias regionais e alcançar as populações desfavorecidas. Open P-TECH é uma plataforma digital gratuita de educação e preparação profissional para alunos adolescentes e professores, com cursos em 9 idiomas (incluindo espanhol, inglês e português), em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial e computação em nuvem, além de competências profissionais altamente valorizadas, como colaboração, resolução de problemas complexos e pensamento computacional. Open P-TECH tem mais de 130.000 alunos e professores em mais de 130 países. Hoje a plataforma tem mais de 47.000 usuários registrados na América Latina.
Mais informações e inscrições: http://www.ptech.org/es/open-p-tech/

IBM
Juliana Setembro
E-mail: jcayres@br.ibm.com

Assessoria de imprensa IBM
E-mail: ibmbrasil@webershandwick.com