Notícia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba participaram do 10º CONICT em Sorocaba

Publicado em 04 dezembro 2019

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, ocorreu o 10º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT), concomitantemente com o 4º Congresso de Pós-Graduação (CONPOG), no Parque Tecnológico de Sorocaba.

O Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP (CONICT), de periodicidade anual, é um evento científico e tecnológico de natureza multidisciplinar que integra as principais áreas de conhecimento, contando com a participação da comunidade interna do IFSP e da comunidade externa, e promovendo a difusão da produção científica e tecnológica. Mais informações sobre este evento, podem ser obtidas aqui.

Por sua vez, o Congresso de Pós-Graduação (CONPOG) envolve trabalhos de pesquisas tanto de cursos Lato Sensu (especialização) quanto de cursos Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Estudantes do IFSP-Caraguatatuba de diferentes cursos estiveram presentes apresentando trabalhos e participando das atividades acadêmicas previstas na programação; por exemplo, estiveram presentes alunos da Licenciatura em Física, da Licenciatura em Matemática, do Bacharelado em Engenharia Civil, da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e do curso de Especialização em Gestão Financeira.

Representando o IFSP-Caraguatatuba, estiveram também presentes no 9º CONICT os professores Dionysio Borges de Freitas Junior, Marlette Cassia Oliveira Ferreira, Luis Américo Monteiro Junior e Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

O evento contou com o apoio de 60 monitores e mais de 30 servidores do Câmpus Sorocaba do IFSP que estiveram envolvidos na organização, além dos servidores da Pró-Reitoria de Pesquisa.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do professor Ragnar Orlando Hammarstrom, diretor-geral do Câmpus Itapetininga (que representou o reitor Eduardo Modena), do Pró-Reitor de Pesquisa, Eder José da Costa Saconni, do diretor-geral do Câmpus Sorocaba do IFSP, de Denilson Mirim, do presidente da comissão organizadora do 10º CONICT, de Sérgio Shimura (que é coordenador de pesquisa do IFSP-Sorocaba) e do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas. Na cerimônia de abertura também ocorreu a apresentação musical da Banda Chá de Gengibre, do Câmpus Sorocaba do IFSP.

O professor Luis Américo Monteiro Junior (que é docente de matemática do IFSP-Caraguatatuba) compareceu ao 10º CONICT acompanhando 3 alunos do curso de Licenciatura em Matemática: Luiza Sardom Reis, Guilherme Toja Camilo e Leixsciéli Lisandra Santos. Luiza é bolsista de pesquisa de iniciação científica, enquanto Guilherme e Leixsciéli são bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba.

O grupo de alunos e professores do IFSP-Caraguatatuba pode interagir com professores de diversos dos 36 câmpus do IFSP, tais como o professor Bruno Nogueira Luz (diretor do IFSP-Câmpus Boituva), o professor Rogério de Souza (docente do IFSP-São Roque e representante dos docentes no Conselho Superior do IFSP), a professora Renata Plaza Teixeira (docente de psicologia do IFSP-Jacareí), a professora Riama Coelho Gouveia (docente de física do IFSP-Sertãozinho) e a professora Wania Tedeschi (professora titular do câmpus Campinas do IFSP), dentre muitos outros.

Durante o evento aconteceram diversas palestras sobre temas bastante importantes. Este foi por exemplo o caso das seguintes palestras que aconteceram no primeiro dia do evento: “Gestão de Carreira e Marca Pessoal” (ministrada por Ênio Padilha, engenheiro eletricista, diretor da OITONOVETRÊS Produções), “Cibersegurança na Indústria 4.0: um panorama das vulnerabilidades e ameaças a dispositivos de IoT” ((ministrada pelo professor do IFSP Michel Queiróz), “Fomento à Pesquisa” (ministrada pelo assessor especial da Diretoria Científica da Fapesp, Luiz Nunes de Oliveira) e “Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (INOVA)” (ministrada pelos servidores Adalton Ozaki e Fábio Machado).

No transcorrer das atividades do 10º CONICT, centenas de estudantes de diferentes câmpus do IFSP apresentaram seu trabalhos acadêmicos na forma de pôsteres, no Hall do Parque Tecnológico de Sorocaba. Por exemplo, um dos trabalhos presentes na forma de pôster no Hall do Parque Tecnológico que mereceu bastante destaque, foi apresentado pelo estudante Bartolomeu de Oliveira Silva Fortes (do IFSP-Jacareí), intitulado “Suicídio na população LGBT: Um estudo a partir das práticas de profissionais que atuam na área da saúde mental em um município do Vale do Paraíba, SP” e elaborado juntamente com sua orientadora, a professora Renata Plaza Teixeira que é docente de psicologia do IFSP-Jacareí.

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Yeté Abunã Marques Labarca apresentou o trabalho intitulado “Tecnociência na educação: Divulgação científica e ensino de física espacial”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador no trabalho de pesquisa de iniciação científica que foi realizado.

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Ryan Nepomuceno Montemor apresentou o trabalho intitulado “O estudo de exoplanetas como subsídio para o ensino de física e astronomia”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador no trabalho de pesquisa de iniciação científica que realizou.

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba André da Silva Mendes apresentou o trabalho intitulado “Atividades de divulgação científica sobre a física nos esportes”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador em trabalhos de extensão, pesquisa e ensino.

A estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Nicoli Rocha Santos apresentou o trabalho intitulado “A Teoria do Big Bang e as suas possibilidades em atividades de divulgação científica”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador em trabalhos de pesquisa, ensino e extensão.

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Vinicius Amaral Sousa Abrahão apresentou o trabalho intitulado “Problemas de fronteira da ciência na divulgação científica: O caso da matéria escura”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza, seu orientador em trabalhos de extensão, pesquisa e ensino.

O estudante de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Rafael Brock Domingos apresentou o trabalho intitulado “Ensino de temas de astrofísica nuclear por meio de simulações”, escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza que foi seu orientador em trabalho de pesquisa de iniciação científica (com bolsa da FAPESP); atualmente Rafael Brock é bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.

O professor Ricardo Plaza apresentou o trabalho intitulado “A utilização da ficção científica como ferramenta de ensino de física” escrito em coautoria com o estudante da licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba Rafael do Nascimento Sorensen que foi seu orientado em projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa da FAPESP) e que não pode participar do evento.

O professor Ricardo Plaza apresentou o trabalho intitulado “Buracos negros e computação na educação científica” escrito em coautoria com o estudante da tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do IFSP-Caraguatatuba Vinicius Carvalho Rosa que foi seu orientado em atividades de pesquisa, ensino e extensão, e que também não pode participar do evento.

A estudante de licenciatura em matemática do IFSP-Caraguatatuba Luiza Sardim Reis apresentou o trabalho intitulado “O lúdico como um motivador para o ensino de matemática”, escrito em coautoria com o professor Luis Américo Monteiro Junior (docente do IFSP-Caraguatatuba).

A estudante da tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do IFSP-Caraguatatuba Diana Bianca Santos Rodrigues apresentou o trabalho intitulado “OpenCV aplicado no rastreamento ocular” escrito em coautoria com o professor Mário Tadashi Shimanuki (docente do IFSP-Caraguatatuba) e com Fabricio Batista Narcizo.

O estudante da tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do IFSP-Caraguatatuba Adston Oliveira Pereira apresentou o trabalho intitulado “Auditoria dos resultados de apuração de uma urna eletrônica educacional utilizando blockchain” escrito em coautoria com o professor Mário Tadashi Shimanuki.

O estudante do bacharelado em engenharia civil do IFSP-Caraguatatuba Yago Mituhiro Rucci Watanabe apresentou o trabalho intitulado “Influência do reforço de fibras de vidro nas propriedades físicas de compósitos de matriz cimentícia de alto desempenho” escrito em coautoria com o professor José Américo Alves Salvador Filho (docente do IFSP-Caraguatatuba).

O estudante do bacharelado em engenharia civil do IFSP-Caraguatatuba Alexandre Anastacio Koumoulentzos apresentou o trabalho intitulado “Influência do reforço de fibras de polietileno de alta densidade nas propriedades físicas de uma matriz cimentícia de ultra-alto desempenho” escrito em coautoria com o professor José Américo Alves Salvador Filho.

O estudante do bacharelado em engenharia civil do IFSP-Caraguatatuba Lucas Eduardo Campeiro da Silva apresentou o trabalho intitulado “Estudo da viabilidade técnica da incorporação de fibras de vidro em matrizes cimentícias de alto desempenho” escrito em coautoria com o professor José Américo Alves Salvador Filho.

A estudante da especialização em gestão financeira do IFSP-Caraguatatuba Ingrid Miranda Barreto de Lima apresentou na forma de comunicação oral o trabalho intitulado “Análise da distribuição do valor adicionado nas empresas brasileiras” elaborado em coautoria com o professor Ricardo Maroni Neto (docente do IFSP-Caraguatatuba).

Segundo informações disponibilizadas no site do IFSP, um total de 1.409 pessoas fizeram check-in nos dois dias do evento.

Mais informações sobre os eventos que aconteceram durante o 10º CONICT e o 4º CONPOG podem ser obtidas no artigo “De computação forense à alimentação natural: confira a diversidade dos trabalhos do 10º Conict e 4º Conpog”, disponível para ser lido aqui.

Por parte da Pró-Reitoria de Pesquisa, o 10º CONICT contou, dentre outros, com o apoio imprescindível da servidora Erica Mayumi Shimada que é coordenadora de bolsas de iniciação científica do IFSP. Professores e estudantes do IFSP-Caraguatatuba agradecem muito a Erica pelo apoio que ela sempre fornece para a participação em eventos como este.

A participação de estudantes, em congressos como o 10º CONICT e o 4º CONPOG, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em palestras e outras atividades educacionais é fundamental o seu amadurecimento intelectual. Os estudantes presentes relataram a importância desta participação. Eles também agradeceram o IFSP pelo auxílio financeiro concedido para que pudessem estar presentes.