Notícia

Famasul

Estudante quer implantar biodigestores em fazenda de gado

Publicado em 01 julho 2014

Uma estudante da Fatec de Araçatuba está tentando implantar uma forma criativa e sustentável de obter energia: a partir de fezes de gado leiteiro. Com isso, seu projeto será financiado pela Fapesp para que possa ser posto em prática.

 

A engenhoca desenvolvida por Amanda Aguiar dos Santos, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, consiste em desenvolver um sistema computacional que analise a possibilidade de transformar as fezes dos animais em energia elétrica ou em gás de cozinha utilizando biodigestores.

 

“A região possui muita criação de gado leiteiro e o projeto une os dois cursos que temos na Fatec Araçatuba, que são o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o de Biocombustíveis”, conta a professora doutora Celia Regina Nugoli Estevam, orientadora do trabalho da estudante.

 

O programa vai analisar os gastos que o proprietário teria ao implantar o serviço e se valeria a pena o investimento.“Os empresários ficam em dúvida sobre a viabilidade, se o custo com energia vai ser favorável”, diz Estevam.

 

A partir de junho, o trabalho será financiado pela Fapesp. Com isso, o programa finalizado será disponibilizado gratuitamente na internet. “Nossa intenção é contribuir para a disseminação dessa atitude sustentável. Nesse sentido, nosso sistema busca possibilitar que essa opção seja feita da maneira mais segura e eficiente possível.”, diz a estudante Amanda.