Em meio às adequações de infraestrutura para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, está a revitalização dos aeroportos do país. Segundo dados da INFRAERO, apenas este ano o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebeu cerca de 12,5 milhões de passageiros.
Aumentar a capacidade no atendimento do check in é uma das ações para otimizar os serviços prestados aos turistas que percorrerão o país durante os dias do evento. Pensando nisso, o estudante de Engenharia de Produção Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia Fábio Torres, desenvolveu o trabalho de conclusão de curso (TCC) com o tema “Simulação Computacional da Área de check-in do terminal de passageiros do Aeroporto de Congonhas: Uma abordagem para adequação à Copa do Mundo FIFA 2014”.
O objetivo do projeto é propor cenários de melhoria no tempo de espera em filas de check in. De acordo com uma pesquisa de campo do estudante, feita em maio deste ano, os passageiros esperam, entre os horários de 14h30 e 19h00, em média 31 minutos na fila para serem atendidos. “Após essa observação, os dados foram tratados em softwares estatísticos. Nessa fase, foram determinadas as medidas de posição e dispersão das variáveis estudadas”, explica o futuro engenheiro.
Com as etapas de coleta e tratamento de dados finalizadas, o estudante construiu o modelo computacional em um software de simulação. O modelo teve como base as informações coletadas, e como resultado os indicadores de espera nas filas de check in. Esse protótipo passou por validação junto às companhias aéreas, que apontaram os tempos atuais de espera em filas. “A partir disso, projetamos os cenários determinando um tempo de espera de até 12 minutos, considerado aceitável e curto pela IATA (International Air Transport Association)”, afirma Fábio.
A simulação computacional com a proposta de melhorias já foi concluída e poderá ser vista no 12° Congresso Nacional de Iniciação Científica - Conic, realizado pelo Semesp, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, na Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo.
Congresso de iniciação científica terá quase 2 mil trabalhos em 2012
O 12º CONIC - Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo em parceira com a Universidade São Judas (Unidade Mooca), terá um número recorde na edição desse ano: 1.949 trabalhos foram enviados para inscrição (contra 1.932 em 2011). Desses, 1.845 foram efetivados e 1.536 aprovados para participação efetiva no Congresso.
Os trabalhos foram produzidos por 2.641 alunos pesquisadores (autores e coautores) e orientados por 1.117 professores de 232 instituições de ensino superior de todas as regiões do país e estão divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências iológicas e da Saúde (501), Ciências Exatas e da Terra (48), Ciências Humanas e Sociais (415), Ciências Sociais Aplicadas (262) e Engenharias e Tecnologias (310). Na divisão por categorias, os trabalhos concluídos totalizam 664 (43%) e os em andamento 872 57%).
A região Sudeste concentra a maior participação esse ano. Do Estado de São Paulo foram 1.486 inscrições, seguindo-se Minas Gerais com 134, Rio de Janeiro com 33 e Espírito Santo com sete trabalhos apresentados e aprovados.
Os números registram um crescimento de mais de 85% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos e representam um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.777 inscrições (91%) contra 172 (9%) trabalhos de alunos de IES públicas.
“O grande número de trabalhos de pesquisa científica apresentados, nos últimos anos, comprova o interesse dos estudantes na busca por novos conhecimentos e abre possibilidades para que esta atividade receba cada vez mais atenção e investimentos no Brasil”, avalia Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.
Para o professor e diretor do Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu, Antônio José da Silva, “a São Judas sempre atuou com base no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e o CONIC é uma excelente oportunidade para mostrar aos participantes do evento, que vêm de todo Brasil, a estrutura educacional e os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores durante a graduação”.
Bolsas de estudo
O apoio das IES e de organismos de fomento à pesquisa aos estudantes participantes do 12º CONIC, está sendo significativo na presente edição do evento. Entre os alunos de IES privadas, 29,7% estão recebendo alguma espécie de ajuda das próprias IES no desenvolvimento dos trabalhos, enquanto que apenas 8,9% contam com apoio de organismos oficiais como o CNPQ e a Fapesp.
Já entre os alunos de instituições públicas, a concessão de bolsas tem um perfil diferente: 22,9% contam com financiamentos públicos e 14,3% com ajuda das próprias instituições.
“A concessão dos incentivos oficiais para pesquisa em maior número para trabalhos de estudantes da rede pública precisa ser melhor discutida, pois os alunos da rede privada, que já se esforçam para pagar as mensalidades, precisam de mais apoio para desenvolverem suas investigações acadêmicas, as quais são igualmente necessárias para a geração de conhecimento”, conclui Capelato.
12º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC-SEMESP
Data: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2012
Horário: Dia 30/11, das 9h30 às 18h e Dia 1º/12, das 9h às 16h
Local: Universidade São Judas Tadeu – Unidade Mooca
End.: Rua Taquari, 546 – Mooca – São Paulo – SP
*próximo à estação Bresser do metrô.
Sobre o SEMESP
Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse www.semesp.org.br/portal, www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online.
SEMESP, Assessoria de Imprensa (press-release)