Notícia

Famema

Estudante de Enfermagem da Famema apresenta pesquisas em Congresso nos EUA

Publicado em 24 novembro 2010

O estudante da 4ª série de Enfermagem da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), Luís Carlos Lopes Júnior, apresentou duas pesquisas em Congresso Internacional de Genética realizado em Dallas, nos Estados Unidos em outubro.

Um dos projetos apresentados foi o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dele, que contou com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Intitulado "Genética e genômica na atenção primária a saúde: necessidade de saúde atual" o trabalho teve a orientação do docente da Famema Paulo Marcondes Carvalho Júnior e colaboração dos docentes de Genética da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) Milena Flória-Santos e Victor Evangelista de Faria Ferraz, da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto).

Em outro projeto, financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Luís Carlos Lopes Júnior foi colaborador de pesquisa realizada junto à USP com o título "Percepção de risco para câncer e comportamentos preventivos em uma amostra de usuários de um ambulatório de aconselhamento genético oncológico", também orientado pelos professores Milena Flória-Santos e Victor Evangelista de Faria Ferraz.

Participando como conferencista, Luís Carlos Lopes Júnior destacou o tema "Ethics at the Interface between Genomics and Health (Ética na interface entre genômicos e saúde)".

Esta foi a 23ª edição do Annual ISONG (International Society of Nurses in Genetics), o evento mais importante de divulgação de avanços da Enfermagem em Genética e Genômica para enfermeiros do mundo todo.

Único brasileiro a participar do congresso, que reuniu os maiores geneticistas de renome internacional da área médica global, o estudante da Famema também participou de uma mesa redonda sobre o tema "Equidade no acesso aos serviços de genética".