Notícia

Lages Hoje

Estudante de Bom Retiro apresenta projeto com planta aromática para espantar o mosquito da dengue

Publicado em 17 dezembro 2018

Por Paulo Chagas

A estudante Laura Salvador da EEM Valmir Omarques Nunes, estagiária da CASAN do município de Bom Retiro, apresentou projeto para o plantio de gerânio (Geranium maculatum L.), planta aromática regional reconhecidamente repelente de insetos, na ação de prevenção e combate à presença de insetos nocivos à saúde humana, em especial o mosquito Aedes aegypti (e as doenças a ele relacionadas, a Dengue, a Chicungunha e a Zica vírus), evitando ou minimizando o uso de produtos, na Estação de Tratamento de Água 30L/S ? Bom Retiro e no escritório central da CASAN.

Conforme o diretor da Escola, Fabio de Almeida, é uma ação responsável, pois a escola já realizou o plantio do cinturão na Unidade Escolar, pois produz as mudas de gerânio na estufa de mudas da Escola, através do curso Técnico em Agropecuária, destaca que o projeto da estudante é uma ação efetiva em prol da nossa população, e segundo o Gerente da Unidade da CASAN em Bom Retiro Israel Bonin, a parceria entre as instituições é essencial para o desenvolvimento de nossa região, com o plantio de gerânio, que oferece proteção natural a Estação de Tratamento de Água, garantirá qualidade de vida.

Referências:

Agencia FAPESP (2014). Cientistas desvendam mecanismo de atuação de repelente para mosquitos (http://agencia.fapesp.br/20221/12 de novembro de 2014; consulta em 23/05/2017).