Notícia

AssisCity

Estudante da Unesp de Tupã premiado terá artigo publicado

Publicado em 06 julho 2016

O estudante Pedro Henrique Perozini, do curso de Administração da Faculdade de Ciências e Engenharia do Câmpus da Unesp em Tupã, participou no mês de junho do VI Congresso de Sistemas Lean, realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba.

 

Durante o evento, o discente apresentou resultados parciais de sua pesquisa de Iniciação Científica conduzida sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Guilherme Satolo e que conta com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

O trabalho intitulado "Análise bibliométrica sobre sistema lean production aplicado ao agronegócio em congressos de Engenharia de Produção", foi elaborado em conjunto com outros dois discentes da graduação Roberta Soares Ferreira e Caroline Leite, e do mestrando do programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento Gustavo Antiqueira Goes.

 

 

Os resultados obtidos na pesquisa e apresentados por Pedro chamaram a atenção dos congressistas, que classificaram o artigo como um dos melhores trabalhos do evento e em decorrência foi convidado para publicação no Journal of Lean Systems.

 

Para o Prof. Eduardo é muito importante a valorização desse trabalho, pois mostra que estão na direção certa. "Com seriedade e dedicação os discentes vão colhendo os resultados de uma pesquisa bem feita", conclui o docente.

 

 

O artigo premiado

 

O artigo apresentado teve como objetivo avaliar os estudos do sistema Lean Production aplicado ao agronegócio em congressos de Engenharia de Produção, de modo a classificá-los por meio de parâmetros como: país de origem, instituição de vínculo dos autores, ano de publicação e palavras-chave.

 

Entre os principais resultados da pesquisa que analisou 518 publicações que abordam o tema lean production, pode-se destacar que apenas 10 publicações são aplicadas ao agronegócio e destas 30% são voltadas ao setor sucroenergético.

 

Em relação a quantidade de autores envolvidos por publicação obteve-se que 50% dos estudos possuem mais que três autores envolvidos, o que colabora para a difusão do conhecimento e a geração e atuação com bases interdisciplinares, uma vez que metade das publicações encontradas concentram-se na Universidade Estadual Paulista e Universidade Presbiteriana Mackenzie.