A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP receberá, entre fevereiro e março deste ano, a visita das pesquisadoras canadenses Fay Warnock e Bonnie Stevens, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente na área de dor em crianças e neonatos.
De 14 de fevereiro a 16 de março, as professoras vão cumprir extensa agenda acadêmica, que inclui cursos, participação em banca e aula em disciplina de pós-graduação, treinamentos, workshops, mesas-redondas, reuniões e assessorias diversas envolvendo alunos e docentes da EERP.
A programação em Ribeirão Preto é fruto da parceria entre a escola e as universidades canadenses em que as pesquisadoras trabalham. De acordo com a organização da visita, essa relação acadêmica - com ênfase no Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente -já tem produzido resultados muito interessantes, com tendência a ampliação.
Agenda - Fay Warnock é professora da Escola de Enfermagem da Universidade de British Columbia, e Bonnie Stevens, da Faculdade de Enfermagem Lawrence S. Bloomberg e da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto. Entre os itens da agenda que cumprirão em Ribeirão Preto, está o curso "Métodos de observação sistemática e abordagem microanalítica para geração de medidas relacionadas ao tempo de dados comportamentais neonatais e maternos", o workshop "Técnicas com papel e caneta para codificar comportamentos maternos e neonatais no contexto da dor" e a mesa-redonda "Doutorado-sanduíche no Canadá: relato de uma experiência bem-sucedida".
A programação tem apoio, entre outros órgãos, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. Mais informações podem ser obtidas no site da EERP (www.eerp.usp.br), pelo telefone (16) 3602-3411 ou com a professora Carmen Gracinda Silvana Scochi, pelo e-mail cscochi@eerp.usp.br.