Pesquisa aponta obstáculos brasileiros à inovação e sugere saídas para superar a competição mundial
Os principais resultados da pesquisa Mobilização Brasileira para a Inovação (MOBIT) serão discutidos no seminário "O desafio da inovação no Brasil e as estratégias em sete países", nesta sexta-feira, às 14h, no auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP).
Encomendado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) ao Observatório da Inovação e Competitividade (sediado no IEA) e executado pela equipe do Centro de Análise e Planejamento (Cebrap), o estudo compara as políticas industriais de base tecnológica dos Estados Unidos, França, Canadá, Irlanda, Reino Unido, Finlândia, Japão e Brasil, tratando a inovação como alavanca para o crescimento econômico brasileiro e a inserção ativa do país no cenário internacional.
O seminário, aberto pelo diretor do Brazil Institute/Woodrow Wilson International Center for Scholars, Paulo Sotero, será dividido em duas partes. Na primeira, o diretor da ABDI, Evando Mirra, falará sobre a política de inovação do governo brasileiro, e o professor do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP e coordenador da pesquisa, Glauco Arbix, apresentará os resultados do MOBIT.
Em seguida, os resultados serão debatidos pelo diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique Brito Cruz, professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Grupo de Indústria e Competitividade (GIC-IE/UFRJ), David Kupfer, e pelo professor do Departamento de Engenharia de Produção da EP/USP e coordenador executivo do Observatório da Inovação e Competitividade, Mario Salerno.
O debate será mediado pelo sócio-diretor da Prospectiva Consultoria, Ricardo Sennes.
O evento é uma realização do IEA, Brazil Institute, ABDI e Prospectiva Consultoria, com apoio do Cebrap, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Local: Auditório Alberto Carvalho da Silva, na sede do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374.
Mais informações: http://www.iea.usp.br/iea/observatorio/mobit.html