Notícia

Diário de Sorocaba

Estímulo a jovens pesquisadores

Publicado em 22 março 2006

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica.
O prêmio é concedido aos bolsistas de iniciação científica (IC) da agência que se destacaram durante o ano. A universidade participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) com o maior índice de egressos titulados na pós-graduação também é premiada, na categoria Mérito Institucional.
Segundo o CNPq, as inscrições serão realizadas diretamente nas universidades. Devem ser individuais e encaminhadas pelos bolsistas às pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação ou órgão similar, até o dia 21 de agosto.
Caberá às instituições a seleção de três bolsistas, um por grande área do conhecimento, apresentando-os ao CNPq como candidatos ao prêmio. Podem concorrer os bolsistas de IC com pelo menos 12 meses de bolsa e que estejam em processo de renovação. Para a categoria Mérito Institucional, estarão inscritas, automaticamente, todas as instituições que apresentarem bolsistas.
A premiação dos bolsistas, uma por área do conhecimento, compreende uma quantia equivalente a 12 meses de bolsa de iniciação científica em dinheiro e bolsa de mestrado. O prazo para início da utilização da bolsa de mestrado não poderá ser superior a doze meses, contados a partir da data da entrega do referido prêmio. Os ganhadores receberão também passagem e hospedagem para a participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2007. A instituição vencedora receberá um troféu.
A entrega do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica será realizada durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro.
Agência FAPESP