Notícia

ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Estímulo à inovação aproxima farmacêuticas e ABDI

Publicado em 29 novembro 2019

Por CCOM

Debate com cientistas Adriana Valio, Dante Alário, Fernanda de Negri e Luiz Bevilacqua será no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília, nesta segunda-feira (02)

A inovação está nos pequenos gestos e nas grandes transformações. A partir dessa premissa, o Grupo Farma Brasil (GFB) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) organiza o debate: “Inovação que transforma - Como desenvolver um ecossistema de inovação avançada?”, na segunda-feira (02.12), no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília.

Com a participação de cientistas, pesquisadores e representantes do setor produtivo e de agências de desenvolvimento, o evento vai discutir caminhos e soluções inovadoras que estão sendo desenhados nas áreas de astrofísica, tecnologia e saúde. A partir de investigações, práticas e experiências dos palestrantes convidados, a ideia é apontar caminhos para um modelo de interação entre academia, governo e iniciativa privada.

“Queremos mostrar que a inovação ajuda a transformar a realidade e contribui para melhorar a vida das pessoas”, afirma Reginaldo Arcuri, presidente executivo do GFB. E para isso, destaca ele, é preciso um investimento constante em pesquisa e desenvolvimento e da construção de uma agenda que permita que o Brasil avance nessa área. “Pesquisa, desenvolvimento e inovação são palavras chave para a expansão da indústria nacional. Abrem novas frentes de pesquisa e criam empregos”.

A ABDI pretende incentivar as discussões para criar instrumentos que estimulem novos conhecimentos na área. “A aproximação com o setor farmacêutico é um passo importante para estimular a inovação no país. Trata-se de um ecossistema propício para o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias e que precisa ser mais estimulado para o Brasil continuar sendo uma referência neste mercado”, analisou Igor Calvet, presidente da Agência, que irá mediar o evento na segunda-feira.

No debate, com formato de um talkshow, participam Adriana Valio (astrônoma, coordenadora da Fapesp e pós-doutora em tecnologia); Dante Alario (químico e presidente do Conselho de Administração do GFB); Fernanda De Negri (pesquisadora do Ipea e doutora em Economia) e; Luiz Bevilaqua (professor da UFRJ e doutor em mecânica).

Adriana Valio

Coordenadora de Astronomia da Fapesp e professora de pós-graduação em Ciências e Aplicações Geoespaciais da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutora em tecnologia pela California Institute of Technology e doutora e mestre em astronomia pela Berkeley University. Valio é bacharela em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e também foi presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) no biênio 2012-2014.

Dante Ala´rio Junior

É químico, presidente do Conselho de Administrac¸a~o do GFB e do Conselho Diretivo da Associac¸a~o Latino-Americana de Indu´strias Farmace^uticas.

Fernanda de Negri

Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econo^mica Aplicada (Ipea), doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e po´s-doutora pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Tambe´m foi pesquisadora visitante na Universidade de Harvard, em 2017. No setor pu´blico, ocupou func¸o~es relacionadas com as poli´ticas pu´blicas para a produtividade, cie^ncia e tecnologia. Foi assessora econo^mica do Ministro do Desenvolvimento, Indu´stria e Come´rcio Exterior (2008) e chefe da Assessoria de Acompanhamento e Avaliac¸a~o do Ministe´rio da Cie^ncia e Tecnologia (2010-2012). Foi diretora (2012-2017) e diretora adjunta (2009-2010) do Ipea.

Luiz Bevilacqua

Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (2003-2004) e ex-secreta´rio geral do Ministe´rio da Cie^ncia e Tecnologia (1992-1993). É doutor em meca^nica pela Universidade de Stanford (EUA), com experie^ncia em administrac¸a~o, trabalhou na Vale do Rio Doce.

Serviço

"Inovação que transforma - Como desenvolver um ecossistema de inovação avançada?"

Data: segunda-feira (02.12)

Horário: 19h às 23h

Local: Panteão da Pátria e da Liberdade – Praça dos Três Poderes