O estilo de vida que levamos pode influenciar em nossa saúde. Algumas mortes poderiam ser evitadas através da mudança nos nossos hábitos de vida. Segundo um estudo publicado na revista Cancer Epidemi o log y, o tabagismo, consumo de álcool, sobrepeso, má alimentação e a falta de atividade fisica são fatores de risco que estão ligados a 27% do total de novos casos de câncer e a 34% do total de mortes devido ao câncer, por ano, no Brasil.
Os pesquisadores que fizeram esse estudo são do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e de Harvard, dos Estados Unidos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Diversos tipos da doença, por exemplo, pulmão, laringe, esôfago, cólon poderiam ter a sua incidência diminuída caso os fatores de risco fossem eliminados. A prevenção é a melhor forma de evitar tantos casos da doença.
A Organização Mundial da Saúde ainda estima que em 2025 os casos de câncer cresçam em até 50% no Brasil. Hoje, o câncer é a segunda causa de morte no país. É importante que existam políticas públicas para combater esses fatores de risco. O tabagismo é um bom exemplo em nosso país, a partir do combate do mesmo foi possível reduzir para menos da metade a proporção de fumantes em relação a década de 1990. O tabagismo é responsável, hoje, por cerca de 15,5% dos casos da doença no Brasil.