Notícia

O Povo online

Ester Sabino: "A ciência é a longo prazo"

Publicado em 20 março 2021

Por Flávia Oliveira

PESQUISA COVID-19 | A pesquisadora Ester Sabino esteve à frente da equipe que surpreendeu o mundo com o sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2 feito em 48 horas. Mas ela não enxerga nisso um feito. Atribui a um esquema bem montado de trabalho. Diz também que a surpresa foi uma reação ao fato da Ciência no País estar subvalorizada como um todo

O grupo de pesquisa liderado pela cientista Ester Sabino ganhou notoriedade em 28 de fevereiro de 2020, quando o primeiro caso de Covid-19 surgiu no Brasil. A equipe fez o sequenciamento genético do vírus SARS-CoV-2 em apenas 48 horas, trabalho que poderia ser feito em dias se não fosse a combinação de três fatores: planejamento, organização e conhecimento adquirido com as epidemias passadas de dengue.

O sequenciamento genético de um vírus consiste, resumidamente, em identificar e codificar a sequência do material genético dele, o que permitiria decifrar, dentre tantos mistérios, a rota de transmissão e dispersão do vírus que havia sido descoberto pelos chineses apenas algumas semanas antes. E, principalmente, possibilitaria chegar ao tão almejado desenvolvimento das vacinas.

Nesta entrevista feita por videoconferência, a pesquisadora reflete sobre as informações que estão surgindo sobre o novo coronavírus, como a descoberta da mutação amazonense, assim como o desejo de firmar parceria com o Ceará para o estudos dessas variantes em Fortaleza.

Entre uma interrupção e outra para resolver questões do trabalho e se pasmar com a condução política da pandemia, a cientista fala também sobre percepção do tempo, velhice, isolamento e, é claro, vacinas: na semana em que conversou com O POVO, Ester Sabino recebeu a primeira dose do imunizante que indiretamente ajudou a desenvolver.

O POVO - A senhora estava estudando a dengue antes da Covid-19 explodir no Brasil. Como foi isso?

Ester Sabino - Estávamos fazendo com a dengue o que estamos fazendo agora com a Covid agora, que é o estudo genético do vírus e também tentar entender como o vírus se espalha, entender rotas. Nosso foco principal era dengue, chikungunya e febre amarela, principalmente. Como não teve uma grande epidemia de dengue em 2020 e nem agora em 2021, todo o nosso foco está no coronavírus.

O POVO - O estudo do vírus da dengue serviu para o do coronavírus?

Ester Sabino - Tudo colaborou. Por exemplo, foi esse projeto grande do banco de sangue que permitiu que eu fizesse esse estudo em Manaus e outras cidades. Ciência é uma coisa a longo prazo. Esse estudo eu comecei em 2006, e é um estudo que junta e analisa dados de cinco hemocentros do País. Com essa rede de conhecimento já montada por causa da dengue, conseguimos organizar rapidamente um projeto de soroprevalência em doadores de sangue (para estimar o percentual de pessoas que desenvolveu anticorpos da Covid-19 em uma determinada região).

"O maior problema do Brasil é a pouca educação, inclusive na área política"

____________________

O POVO - É verdade que seu grupo de pesquisa está querendo estudar linhagens de coronavírus aqui no Ceará?

Ester Sabino - Sim, estamos tentando estabelecer um fluxo. Um dos membros da equipe é do Ceará e nós também temos vários colegas aí. Estamos organizando isso. O estudo de prevalência também foi feito no hemocentro daí, o Hemoce. Nós queremos expandir e estamos tentando fazer isso para entender melhor como o vírus se espalhou no Estado.

O POVO - Essas análises seriam feitas aqui no Estado ou nos laboratórios de fora? Existe essa iniciativa para que seja feito aqui?

Ester Sabino - Existe, mas vai depender da pressa. Quando você está acostumado a fazer uma pesquisa em seu laboratório, sempre demora um pouco mais para fazê-la em outro lugar. A expectativa é sempre a de criar grupos em vários lugares, porque a resposta fica mais rápida. Quando trabalhei com HIV, tinha 20 laboratórios em vários lugares para fazer genotipagem, carga viral, toda essa tecnologia que na época era nova. É preciso casar rapidez sem abrir mão da organização, já que essa estrutura precisa ser facilmente acionada para as próximas ondas e outras epidemias. Ainda não tem nada certo. O trabalho que temos atualmente em colaboração é o feito com o hemocentro do Ceará, para estudo de prevalência. Para o de sequenciamento genético, ainda não, mas interesse, tem.

O POVO - Com tanta evolução para a vacina contra o novo coronavírus, por que ainda não foi descoberta uma contra o HIV?

Ester Sabino - Foram colocados muitos recursos para tentar desenvolver uma vacina, só que o HIV é um vírus muito difícil porque muta demais, muito mais que o novo coronavírus, e é praticamente impossível desenvolver uma vacina que pegue todas as linhagens. Teve muitos testes e vários fracassos, diferentemente do que aconteceu nos estudos com o novo coronavírus, pois logo de cara, os estudos com os animais sugeriam que a vacina iria funcionar.

O POVO - Qual o legado para a inovação científica que essa vacina para a Covid-19 vai deixar? A tecnologia do RNA mensageiro?

Ester Sabino - Essa tecnologia funcionou muito bem em relação à capacidade de produção de anticorpos, além de ter potencial de ser usada para muitas outras doenças. Mas o mais importante é a rapidez da produção dela. Ela é uma carta na manga e na verdade vamos precisar de mais indústrias que a produzam.

O POVO - Algum palpite de quais doenças poderemos usar logo esse tipo de vacina?

Ester Sabino - Poderiam ser várias, tem só de saber se a produção é barata o suficiente. Eu não sei as que estão em linha de produção, porque não sou diretamente ligada à parte de vacinas, mas com certeza, a de HIV não vai ser fácil, mesmo com a vacina de RNA, porque o problema não está na produção e sim nas mutações do vírus. Talvez para o HCV (vírus causador da hepatite C) seja mais fácil, mesmo também sendo um vírus que varie bastante.

O POVO - Além do HIV e da dengue, a senhora também tem no seu currículo o estudo da Doença de Chagas. Quais as pesquisas das quais se orgulha até hoje?

Ester Sabino - Acho que a principal contribuição da minha carreira foi o estudo da Doença de Chagas, que é uma doença relegada a segundo plano, apesar de muitas pessoas ainda serem infectadas no Brasil. Por causa do desmatamento, os triatomíneos (barbeiro) têm voltado para a casa das pessoas e aumentado a possibilidade de novos surtos de transmissão vetorial, algo que estava mais ou menos controlado. É uma doença que precisa ser mais estudada e entendida urgentemente, não deveria continuar como está. Como pesquisadora, me sinto realizando um trabalho relevante, porque tem tantas áreas com tantos pesquisadores, que escolher uma que é relegada a terceiro plano te faz acreditar que se está, de alguma forma, fazendo uma contribuição importante a uma área que a maioria deixa de lado. Por outro lado, é mais difícil conseguir recursos para pesquisas.

O POVO - Como foi feito o sequenciamento do genoma do novo coronavírus? Quando se fala que foi feito em apenas 48 horas e que foi um recorde, dá para imaginar que vocês viraram a noite nesse processo.

Ester Sabino - Acho que houve um excesso na forma como foi divulgado, pois nem havia sido algo tão espetacular assim (risos). Atualmente já tem mais de 350 mil sequências de DNA depositadas por pesquisadores do mundo inteiro. O mecanismo de sequenciamento é, geralmente, muito rápido e demora essas 48 horas mesmo. O que faz a diferença é a equipe de pesquisa estar organizada e preparada. Por isso que os outros cientistas demoraram um pouco mais, porque eles não estavam organizados para fazer o sequenciamento de imediato, e nós estávamos focados. Apesar de todas as dificuldades que é trabalhar com pesquisa no Brasil, o fato de termos tido foco e juntado os reagentes necessários desde janeiro, ou seja, antes mesmo da pandemia ter chegado oficialmente aqui, nos ajudou bastante. Além disso, todos já estavam treinados para fazer o sequenciamento. Ou seja, tudo estava pronto para quando chegasse alguma amostra, o trabalho pudesse ser feito imediatamente. “Ah mas na Itália se tinha mais condição de fazer isso”. Sim, mas eles não estavam focados nisso, por isso demoraram mais a fazer as primeiras sequências. Mas a divulgação aqui fez parecer que era muito mais importante do que realmente foi. Acho que a minha contribuição no trabalho com o Sars-Cov-2 não foi fazer o sequenciamento em 48 horas e sim, descrever as principais linhagens que entraram, como entraram, como se distribuíram, detectar a P1 (variante brasileira do vírus), a B.1.1.7 (do Reino Unido). Penso que as pessoas estavam tão angustiadas e preocupadas naquela época, que quando viram o trabalho vindo daqui do Brasil, acharam que era grande coisa (risos). Mas não era uma descoberta científica de fato. Acho que foi mesmo uma reação ao fato da Ciência no País estar subvalorizada como um todo.

"Às vezes sinto como se estivesse em outra dimensão, sabe? Estou sempre no mesmo lugar, ainda que as horas estejam passando. Estou tendo uma percepção diferente do tempo nesta pandemia"

____________________

O POVO - A senhora vem de uma família de médicos, não é?

Ester Sabino - Sim, meus pais eram médicos, meu avô também. Tenho um irmão médico. Como minha mãe, me especializei em pediatria, mas já pensando em fazer pesquisa. Nos primeiros seis anos de formada, eu dependi dos plantões para me manter e fazer o meu projeto de pesquisa nas horas vagas, até conseguir um emprego no qual eu pudesse gastar todas as minhas horas só com pesquisa.

O POVO - Digamos que a senhora estivesse começando a carreira agora. Com o que gostaria de trabalhar?

Ester Sabino - Na verdade, eu já estou querendo trabalhar com desenvolvimento tecnológico na área diagnóstica (uso de inteligência artificial para auxílio ao diagnóstico de doenças), que é uma área que está incipiente no Brasil.

O POVO - Por que interrompeu a fala, doutora?

Ester Sabino - É que acabei de ver aqui uma medida cientificamente questionável tomada pelo governo do Amazonas. Eles deveriam era alocar recursos para a compra de oxigênio e não gastar com outras coisas sem sentido. Como eles podem fazer isso em plena pandemia, com escassez de recursos?

"As pessoas estavam tão angustiadas e preocupadas naquela época, que quando viram o trabalho vindo daqui do Brasil, acharam que era grande coisa... foi mesmo uma reação ao fato da Ciência no País estar subvalorizada como um todo"

____________________

O POVO - Por falar em Amazonas, vocês também estão estudando a linhagem de lá, não é?

Ester Sabino - Sim, fomos o grupo que descreveu a linhagem logo depois dos japoneses, que foram os primeiros a analisar a linhagem de Manaus, que é uma variante do novo coronavírus mais transmissível. Somos um dos grupos que está trabalhando nela - tem a Fiocruz também. Ainda estamos tentando entender muitas coisas, mas é muita informação e nosso grupo é pequeno.

O POVO - Vi que é um grupo majoritariamente feminino.

Ester Sabino - Isso. É que no curso de graduação de Biomedicina, a maioria é mulher, então a maioria que vem para o curso de pós também é mulher. Outras áreas são majoritariamente femininas, como Biologia e Farmácia, que são os cursos que mais colocam pesquisadoras na pós-graduação. Mesmo na Medicina, a metade da turma é de mulher, ainda que os egressos do curso ainda adentrem pouco na área da pesquisa.

O POVO - A senhora já conseguiu ser vacinada?

Ester Sabino - Sim, nesta semana (em fevereiro, quando a entrevista foi feita)! Meus pais haviam tomado antes, já que ela tem 95 anos e ele, 89. E eu, como tenho mais de 60, tomei agora. Estou trabalhando de casa e só vou ao laboratório para assinar alguma coisa, mas olha, a rotina está mais puxada porque é reunião atrás de reunião, e é o dia inteiro assim, sem poder dar uma caminhada, uma saída. Estou muito parada fisicamente. Eu nadava e caminhava, agora só estou fazendo aulas online para não parar completamente. Quando a gente fica mais velha, é só parar de se mexer que o corpo já começa a reclamar (risos). Às vezes sinto como se estivesse em outra dimensão, sabe? Estou sempre no mesmo lugar, ainda que as horas estejam passando. Estou tendo uma percepção diferente do tempo nesta pandemia.

O POVO - O que foi agora, doutora? A senhora está novamente com o semblante de surpresa!

Ester Sabino - É que enquanto falo com você, as pessoas estão aqui perguntando coisas e querem que eu olhe outras... é sobre aquela ideia inócua do governo amazonense, que te contei no começo da entrevista. O que vou falar? É um absurdo o governo legislar sem ouvir as pessoas que entendem do assunto. Eles querem fazer teste de sangue para saber se os doadores de sangue estão com Covid, mas isso não é feito em lugar nenhum do mundo. O maior problema do Brasil é a pouca educação, inclusive na área política.

O POVO - Mais que a corrupção?

Ester Sabino - Sim! Porque decisões erradas tomadas por falta de conhecimento geram prejuízos maiores do que os causados pelos desvios. O nosso problema é a falta de conhecimento. Enquanto os gestores continuarem a tomar decisões equivocadas, inviáveis, infundadas e que geram custos, teremos grandes perdas.

Sobre Esther Sabino

1. Paulistana, 61 anos, é médica pediatra e pesquisadora do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde), financiado pelo Medical Research Council, do Reino Unido, e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

2. Esther Sabino sempre teve muita facilidade para estudar e entrou para o curso de medicina enquanto ainda estava no segundo ano do ensino médio

3. Em 30 anos de pesquisa, trabalhou em estudos sobre várias doenças, dentre elas a aids, dengue, chikungunya, zyka, Doença de Chagas e malária. Neste mês, ela recebeu a mais alta honraria da USP pela contribuição no enfrentamento da pandemia

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TV Globo Agência Estado Portal Exame O Globo online Diário de Pernambuco online Folha de Pernambuco online Yahoo! Folha.com Yahoo! IstoÉ online Yahoo! UOL Portal R7 G1 BOL Estado de Minas online Jovem Pan IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online BOL Diário do Grande ABC online Diário de Pernambuco online UOL Correio Braziliense online IstoÉ online O Estado de S. Paulo Estado de Minas Folha de S. Paulo Estado de Minas online Estadão.com O Globo UOL IstoÉ Dinheiro online Estado de Minas online BOL Diário do Grande ABC online Estadão.com SBT Interior Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online UOL Estado de Minas online Diário do Grande ABC online IstoÉ online Folha de Pernambuco online UOL Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) G1 Agência Brasil IstoÉ online UOL IstoÉ Dinheiro online BOL Diário de Pernambuco online Diário de Pernambuco UOL BOL SBT Interior Estadão.com O Estado de S. Paulo Jornal da Cidade (Bauru, SP) Portal Exame Nexo Jornal A Gazeta (Cuiabá, MT) Agência Brasil Agência Brasil Agência Brasil Jornal de Piracicaba Diário do Poder Yahoo! Diário de Pernambuco online TV Brasil Zero Hora Portal R7 Portal R7 Diário de Pernambuco online TV Cultura O Povo Tudo em Dia Cenário MT Tribuna de Minas Agora RN online Money Times TuMedio.news (Argentina) DCM - Diário do Centro do Mundo Broadcast (Estadão) Portal Saúde no Ar GP1 Leia Já Central das Notícias Não Acredito Metropóles Cruzeiro do Sul online Conexão Política TV Cidade News Amazonas 1 O Melhor da Notícia Nordeste 1 Head Topics (Brasil) Litoral Hoje Brasil Soberano e Livre Blog do Valente ClickPB Dica do tio Dinâmicas Sul-Sur WH3 Rádio Top Samba Sputnik Brasil Resende News Agora Notícias Brasil El Tocuyo al Dia (Venezuela) Notisul El Mercurio de Chile On Line (Chile) Portal do Holanda O Tempo online O Tempo (Contagem, MG) online Jornal do Comércio (RS) online Zero Hora online Pampulha online DL News Diário do Pará online Central das Notícias Bocão News A Tribuna (ES) online Super Notícia 91,7 FM Belém online Central Brasil Notícias Zero Hora online Notícias ao Minuto Pleno.News Diário Regional (Diadema, SP) online Central das Notícias Acontece Agora Online Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal Ribeirão Preto Mix Vale El New York Times (Venezuela) El Dateado Terra BBC Brasil Diário Zona Norte Diário Indústria & Comércio (Curitiba, PR) online Central das Notícias Blog A Justiceira de Esquerda Blog FARO FINO Rede PT Revista Fórum online Portal Roma News Jornais Virtuais Correio do Papagaio online MidiaMax Jornal de Brasília online Meon Portal do Zacarias Política Livre Portal do Holanda MSN O Liberal (Americana, SP) online O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online Canal Gama CGN A Crítica (MS) online Bem Paraná online Aqui Notícias online Band FasterNet Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Diário de Notícias online Correio do Povo (Porto Alegre, RS) online Correio Popular (Campinas, SP) online Repórter Diário Rádio Aratiba Am Terra Rota 2014 Santa Portal Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão Tudo Ok Notícias Enquanto Isso no Maranhão RIC Mais Camocim Imparcial Portal do Holanda Central das Notícias Noticias Sin (República Dominicana) El Siglo (México) Milenio (México) Regional Press Tribuna PR Meon Bem Paraná online RIC Mais Dica do tio Voz da Bahia Nota Diária Agora Notícias Brasil Janela do Abelha Central das Notícias Só Notícia Boa O Tempo Blog Educação e Transformação Tarobá News Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão Portal do Holanda Mais Goiás Blog da Luciana Mello Correio do Papagaio online FasterNet A Crítica (MS) online Aqui Notícias online CGN Correio Popular (Campinas, SP) online Diário de Notícias online Repórter Diário Paraiba.com.br EntretenimientoBit (Espanha) Silvani Notícias (G1 Notícias) Portal R3 Jornal GGN Jornal GGN Só Notícia Boa 2A+ Farma Notícias do Dia Jornal Floripa Jornal Tijucas Noticieros Televisa (México) Entre Veredas (México) Portal Varada Blog do PCO IG Bahia No Ar Pfarma Blog Itarantim Agora Vermelhinho Bahia BN - Bahia Notícias Portal Salvador Dez Bahia.ba Valdir Rios Gizmodo Brasil Central das Notícias Curiosidade e Tecnologia Portal Correio do Lago Portal Umari Diário do Pará online Belém online Revista Fórum online Agência Tocantins Jota Agostinho Central das Notícias Pais & Filhos online Baixada Viva Notícias Rondônia Vip As Negas Do Ziriguidum Noticiero Pty (Chile) LasVerdades.NET (República Dominicana) O Bom da Notícia Portal MT O Documento online Hoje ES Portal Lapada Lapada Bem Notícias O Atual Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Saber Atualizado Portal G1 News Rádio Top Samba FolhaPA Notivagos Head Topics (Brasil) Litoral Hoje MSN Central das Notícias Click Política Vale São Patrício Resende News Professor Edgar Bom Jardim IG - Saúde Central das Notícias Polêmica Paraíba Ipa Online Folha de Londrina online Bonde O Dia Mais Rádio Cidade SA Cartão de Visita News ABC do ABC Just True Ambiente do Meio Rondônia em Pauta Portal Guandu Jornal da Franca Liberdades Sul 21 Eu Quero Investir Boca Maldita Ariquemes Blog do Claudério Augusto ORC – Orlândia Rádio Clube Ltda – AM 1240 Khz HiperNotícias Itaporã News Radar Santa Maria Razões para Acreditar O Liberal Regional (Araçatuba, SP) online Toda Bahia Mundo Negro Central das Notícias A Tarde (BA) online Jornal da USP online Plantão News (MT) iNESCO - Instituto de Estudos em Saúde Coletiva Blog Alvinho Patriota Portal Banda B O Tempo (Contagem, MG) online Super Notícia 91,7 FM Pampulha online O Tempo online Paraíba Atual Diário do Nordeste online Plox Metro Jornal online Marília Notícia Portal Tanacidade.Com Portal Giro Nominuto.com TV Vale Ceará Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Diário do Nordeste online HiperNotícias Blog do Toninho Mix Vale Verde Vale FM 103,7 A Redação (Goiânia, GO) Conti outra, artes e afins Negro Nicolau Contexto Exato Correio dos Campos Geledés - Instituto da Mulher Negra Pará Web News Blog de Geografia Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Central das Notícias As Negas Do Ziriguidum Blog Nossa Voz Regional Informa Bahia Polinotícias Head Topics (Brasil) Portal Roma News Blog do Tidi Jornal Portal R10 (PI) online Blog do Ary Aires Carta Capital online Blog A Crítica Mundo-Nipo Notisul Recôncavo no Ar Blog do Valente Amazonas 1 Dinâmicas Sul-Sur Brasil 247 Portal do Zacarias Sul 21 Acontece Agora Online Central das Notícias Pais & Filhos online Central das Notícias Rádio Mais FM Educativa Jornal Página do Estado Notícia em Foco MT 24 Brasil Correio Popular (Campinas, SP) online A Gazeta (ES) online Blog Saúde e Dicas Guajara Hoje Portal Guandu HiperNotícias O Liberal (Americana, SP) online Repórter Diário Tarobá News Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão CGN A Crítica (MS) online Portal do Holanda Aqui Notícias online Meon FasterNet Diário de Notícias online Bem Paraná online Correio do Papagaio online RIC Mais Blog do João Carlos Guimarães Cidade Verde Gazeta de Votorantim O Blog de Piancó Rádio Mais FM Educativa Z1 Portal de Notícias Conexão Política O Verídico A Folha (PR) A Terra Média de Claudia Hora do Povo online Diário de Nilton Felipe O Imparcial (São Luís, MA) online Central das Notícias Federação da Saúde Central das Notícias Portal Gilberto Silva Dinheiro Rural online Correio do Estado (Campo Grande, MS) Terra Deutsche Welle (Alemanha) Portal F11 Marechal online Jovem Sul News Blog do Vinicius de Santana Blog do Elvis CONTEE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Opinión Caribe (Colômbia) online Mix Vale Ciclo Vivo Head Topics (Brasil) Brasil CT&I Jornal GGN MT HOJE Informa1 Central das Notícias Liberdades Central das Notícias LabNetwork O Sul Correio da Paraíba NewsLab online Os Cabeças da Notícia Razões para Acreditar Bahia em Foco Central das Notícias Alto Astral Revista Amazônia TS Radio Gazeta Tocantina Portal Aqui em Goiás Cordero Virtual Portal Regional Capricho Revista Pazes Portal da Enfermagem Blog A Crítica Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Semana no Araguaia online Central das Notícias Diário da Saúde Hoje Mais (Andradina, SP) Central das Notícias Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa SciDev.Net (América Latina e o Caribe) Folha Pantanal de MT Jornal da Chapada Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão Jornal Preliminar SPM-BA - Secretaria de Políticas para Mulheres Central das Notícias Repórter MT Na Cuia da Cris Brasil Soberano e Livre Revista Amazônia Tribuna da Bahia online Central das Notícias Glamour Brasil Archyde EuroNews (Albânia) Shekulli (Albânia) A Cidade On (São Carlos, SP) BN - Bahia Notícias Portal Salvador Dez Protec - Pró-Inovação Tecnológica Salva de Palmas Central das Notícias Computerworld Brasil online Pais & Filhos online Jornal Odonto MSN Papo Reto O Regional (Jaguariúna, SP) NODAL - Noticias de América Latina y el Caribe (Argentina) A Crítica (MS) online Blog Jornal da Mulher SenhorEco Regional MT News Nota Diária Gazeta da Torre Agência France Presse Inteligência & Inovação O Sul Tribuna da Bahia Na Mídia News Rádio Calheta (Portugal) UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Brazilian Report 24 Brasil Jornal Floripa Portal de Notícias Opinião (Rio Branco, Acre) online Digoreste Notícias Hora do Povo Jornal GGN Nosso Goiás Palavra Digital SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde Baeghtesad (Irã) El Popola Chinio (China) Nueva Mujer Time 24 News (EUA) Time 24 News (EUA) Portal SP Brasil Notícia Página1 PB SiteBarra Bocaina Informa Rápido no Ar Ab Notícias News Jornal Integração Jornal Página do Estado Catve TVBS News (Taiwan) China Times (China) Agora Magazine (Itália) Regione autonoma Valle d'Aosta (Itália) Ansa Latina (Argentina) Time 24 News (EUA) Tabocas Notícias Portal Saúde no Ar Acorda Cidade Diário Piauí Momento MT Portal Varada Diário MS News Atual MT Mix Vale F5 News VC Notícia Blog Jair Sampaio Via Comercial Jornal Dia Dia Repórter Hoje Revista Tipo Manaus Revide Nitro News Brasil Fundação Astrojildo Pereira Folha GO FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba Região Noroeste Amazonas Notícias Portal F11 O Bom da Notícia Portal Leiagora Novo Cantu Notícias Jornal Tradição Regional online Macaé News Toda Bahia Jornal Tribuna do Pampa online FA Notícias Dourados News Correio de Gravataí online Jornal de Gramado online Portal Agora no RS Portal Lapada Lapada Midia News Blog do BG Casa dos Médicos Portal O Dia Cultura & Realidade Jornal NH online Circuito Mato Grosso Diário de Cachoeirinha online CGN O Documento online Jornal da Franca A Tarde (BA) online Sagres Online Diário de Canoas online Sistema Costa Norte de Comunicação Jornal Vale dos Sinos O Vale online O Fluminense online Diário FM Jornal Opção (Goiânia, GO) online Conquista FM 97.7 Correio do Estado da Bahia (Blog) Acesso 86 Agência Sindical Anari Online Rádio Studio 87.7 FM APUFSC Portal Coren MT - Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso Postal Saúde A Voz do Campo Rede Arrastão Diário de Aparecida Diário Prime Gazeta Brasil Enciclopédia Virtual Economia & Negócios Ardina (Portugal) Ciencianautas Rádio Líder FM 87,9 Xinhua Español (China) Badalo Refugo Smurphies Disco Club MS Atual Primeira Página (Tocantins) VoxMS Smurphies Disco Club Sindicato dos Securitários no Distrito Federal Vacinas Santa Catarina Jornal de Todos Jornal de Todos Mais Ceará Carta Capital online Brazilian Experience Sindicato dos Bancários de Brasília Sindicato dos Bancários Jornal Fatos & Notícias A Cidade On (São Carlos, SP) R7 Lifestyle Opera Mundi Rádio Peão Brasil Portal da Cidade (Pontal do Paraná, PR) Portal Curiúva Prime News Repórter Pedro Júnior Serras Gerais Jacobina Notícias Gazeta do Povo online Giro Marília Portal da Band Folha de Taquarussu Notícias da Lapa Foca Lá Muita Informação Portal da Tropical Jornal GGN Oeste em Foco online Portal GRNews NSC Total Farol da Bahia Impala News (Portugal) Jornal A Voz da Serra Para Mulheres na Ciência Central das Notícias Central das Notícias O Imparcial (São Luís, MA) online BN - Bahia Notícias Portal Salvador Dez Rolando na Orla Sapo Lifestyle (Portugal) Record TV Europa (Portugal) SAPO 24 (Portugal) PT Jornal (Portugal) MSN (Canadá) O Otimista online Polêmica Paraíba Só Escola Revista Bzzz online - Portal da Abelhinha Tribuna PR Mix Vale Sertão da Paraíba Rede Massa SBT Plantão Brasil PNotícias SciDev.Net (África subsariana) TV Minas 20 Minutos (Espanha) Suckinfo.com Time 24 News (EUA) Time 24 News (EUA) Teller Report Rota do Sertão Jornal de Alagoas Diário do Rio Claro online Blog do Walison Rádio Nacional de Brasília Rádio Agência Nacional (EBC) Medicina News Jornal da Franca Portal City News Brasil Agora News Revista Destaque Rádio Cabugi do Seridó Saúde Debate 100e7 FM Ghatreh (Irã) Aratu online BHAZ Acesse Notícias Tribuna do Norte (Natal, RN) online O Nacional Alagoas Alerta Jornal Floripa Qaem online (Irã) Gogol Magoli (Irã) Amadkhabar.ir (Irã) Jornal Aurora Grande Santa Rosa Notícias O Consumidor Brasil Agora Sdjinbaili.com HURB - Hotel Urbano Integração Diagnóstica online A Redação (Goiânia, GO) Click Guarulhos Maranhão Noticias Olhar Digital A Tribuna (Santos, SP) online Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Portal Correio Renova Mídia Super Interessante online Mulheres Republicanas Blog do Edmilson Sousa Mundo dos Inconfidentes Canção Nova Khaandaniha (Irã) Mirnews (Irã) Parlamento PB Rouz News (Irã) Circuito D Biólogo Rádio Paiquerê 91.7 FM Porto Alegre 24 Horas Piauí Hoje JN - Jornal de Notícias (Portugal) online MS News Propagar News Itaberaba Notícias SP Repórter News online Noroeste Online O Sul online Hoje em Dia online O Antagonista Jornal Opção (Goiânia, GO) online Gazeta online PB Agora JD1 Notícias O Popular (Piracicaba, SP) online Rede Massa SBT Ghatreh (Irã) ISNA - Agência de Notícias dos Estudantes Iranianos (Irã) Tribuna PR Terra Vitória News Martins em Pauta Seara News Time 24 News (EUA) Time 24 News (EUA) Sound Health and Lasting Wealth (Nigéria) SOHU.com (China) Amadkhabar.ir (Irã) Blog H News (Irã) Capadocianas Blog Elas por elas IFBA - Instituto Federal da Bahia MSN (Colômbia) Time 24 News (EUA) Blog do Dércio Resumo Paraíba Yahoo! Esportes MSN Folha de Valinhos online Folha de Valinhos online TV Alesp Jornal Correio (Salvador, BA) online Entorno inteligente (Venezuela) Metro 1 Goias Urgente Nh Tv Tech Na Net O Roncador PnB Online Itupeva Agora PnB Online Nh Tv Grande Ponto Rádio 96 FM Bauru Metro 1 Informa Paraíba Portal Fiocruz Aventuras na Historia Online