Cuidado, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária.
Os números oficias mostram que a população com 60 anos ou mais está aumentando. Conforme dados do IBGE/2022 no Brasil são mais de 32 milhões de habitantes com idade superior a 60 anos. Em Santa Catarina mais de 1,1 Milhões. Em Concórdia são mais de 14 mil habitantes nessa faixa etária. São pessoas que dedicaram seu tempo, sua saúde e suas habilidades para construir nossa história e merecem ter uma vida digna, merecem respeito e cuidado. Mas será que estamos preparados para o envelhecimento populacional?
Existem muitos idosos que são submetidos diariamente ao esquecimento dentro de suas próprias casas. Sofrem violência doméstica, violência moral e violência patrimonial. Conforme o Estatuto do Idoso, em seu Art. 3º, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Com a idade vem a experiência, mas também as limitações físicas. Conforme Pesquisa da FAPESP, ao menos 1,76 milhão de pessoas com mais de 60 anos têm alguma forma de demência no Brasil. A demência é uma das principais causas de incapacitação de idosos e gera um impacto físico, psicológico, social e econômico tanto para as pessoas com a doença como para quem cuida delas.
Além dos profissionais de saúde, muitas outras categorias serão demandas para atender a esse público. Conforme Yago Corrêa, proprietário da empresa Cuidar e Amar Assistência Domiciliar, existem muitas famílias que precisam de apoio para compreender a nova fase do familiar que passa por uma doença como Demência, Alzheimer, entre outras doenças. Afinal, essa condição afetará a rotina de toda a família. Todos precisamos estar atentos, empáticos e solidários para demonstrar esse apoio e compreensão que essas pessoas merecem.
No dia 18 de novembro haverá em Concórdia um curso presencial de formação em Condutas, Manejos e Atividades para Cuidar de Idosos com Alzheimer. O evento será no Auditório da ACIC e será ministrado pela Terapeuta Ocupacional, Especialista em Saúde Mental Psicopatologia e Gerontologia, Cida Griza. Informações pelo (49) 99805-3055 e (49) 99672-0746
Jornalista
Formada em Comunicação Social - Radialismo (Unoesc/Joaçaba). Formada em Jornalismo (UnC/Concórdia). Pós-Graduada em Análise, Escritura e Reescritura Textual (URI/Erechim). Pós-graduada em Marketing e Vendas pela FACC. Formada em Direito pela FACC.