Até 2007 o estado de São Paulo terá cinco Parques Tecnológicos
Até 2007, segundo Sérgio Queiroz, Secretário Adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Depois do decreto assinado esta semana pela prefeitura de São Paulo foi definida a criação do comitê gestor de implantação do parque paulistano, que segundo Queiroz é um dos mais complicados. "Como a cidade de São Paulo não tem grandes áreas livres para construção a escolha do foi mais complexa que nos outros municípios".
O parque de São José dos Campos, por exemplo, já está em funcionamento, conta o secretário. "O próximo a ser inaugurado é de São Carlos que deverá ser inaugurado entre o final deste ano e início de 2007". Os próximos são os parques tecnológicos de Ribeirão Preto, Campinas e, por último São Paulo. A área que deverá ser ocupada pelos empreendimentos varia entre 2 milhões a 8 milhões de metros quadrados.
"Os parques geralmente serão construídos no entorno das universidades locais, porque é onde se fomenta a pesquisa e o conhecimento tecnológico". O que influenciou na escolha da região para a construção do parque paulistano, que será perto da USP (Universidade de São Paulo), do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), do Instituto Butantan e da sede da secretaria de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Todos localizados na região do Jagaré e Vila Leopoldina.
O investimento inicial do governo paulista para construção dos cinco parques foi de R$ 6 milhões de reais. Os empreendimentos fazem parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos coordenado pela SCTDE (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico) em parceria com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Representantes do governo do estado de São Paulo e da prefeitura paulista assinaram nesta quinta-feira, 09/11, um Protocolo de Intenções para a criação do Parque Tecnológico da Cidade de São Paulo. O objetivo do documento é formalizar ações voltadas à criação, estruturação e implantação do parque e o compromisso entre o governo do estado e a prefeitura municipal.
Notícia
WNews