Notícia

Ipesi

Estado de São Paulo pode ganhar dois distritos de inovação

Publicado em 12 dezembro 2018

O estado de São Paulo pode ganhar nos próximos anos dois distritos de inovação. Um dos distritos deverá ser situado onde hoje está instalada a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Vila Leopoldina, na capital paulista e o segundo na Fazenda Argentina, uma área de 1,4 milhão de metros quadrados, em Campinas, adquirida, em 2014, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para viabilizar esses projetos, a Fapesp, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), está desenvolvendo um projeto para estabelecer parâmetros conceituais e operacionais para a instalação desses ambientes de inovação e criatividade em São Paulo e Campinas.

A oportunidade de criar um distrito de inovação onde hoje está localizada a Ceagesp surgiu com a decisão do governo do estado de São Paulo de transferir o maior entreposto atacadista de alimentos do país para outra área. Com área de 650 mil m², o Ceagesp está localizada ao lado da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e do Instituto Butantan.

Recentemente, a Unicamp também decidiu transformar a Fazenda Argentina, situada no polo II da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), em um hub internacional para o desenvolvimento sustentável. A Prefeitura Municipal de Campinas concordou em criar ao redor da área um distrito de inovação. O projeto pode ser a semente para a criação de uma smart city (cidade inteligente).