Notícia

TN Sustentável

Estado de São Paulo e Filipinas assinam acordo de cooperação

Publicado em 29 junho 2009

Redação TN / Agência Fapesp

O governo do Estado de São Paulo firmou na qúltima quinta-feira (25/6), em cerimônia na capital paulista, um acordo de cooperação com as Filipinas para difundir e exportar tecnologias no setor da agroenergia, sobretudo no setor sucroalcooleiro. Na ocasião, assinaram o documento o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, João Sampaio, e o secretário do Departamento da Agricultura da República das Filipinas, Arthur Yap.

De acordo com a secretaria, o termo, realizado por meio do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), um dos seis institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estabelece cooperação científica e tecnológica com assistência mútua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, educação e treinamento pessoal.

As relações comerciais com as Filipinas apresentam saldo positivo de US$ 221,7 milhões no setor do agronegócio para o Brasil, com uma pauta baseada em fumo não manufaturado, carne bovina e de frango. Para o estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar, açúcar, álcool e tecnologias sucroalcooleiras do país, o objetivo é ampliar essa pauta para o setor de agroenergia.

O acordo integra uma série de parcerias que o Estado de São Paulo tem feito com outros países nos últimos anos, entre os quais México, Angola, China e Austrália, nas áreas de cana-de-açúcar, batata e pecuária. Em nota divulgada no site do governo do Estado, o secretário João Sampaio disse que a pesquisa paulista tem gerado conhecimentos que devem ser exportados.

 “No caso da cana, podemos contribuir na difusão do etanol pelo mundo, tanto na produção como na sua comercialização e ajudar na sua transformação em commodity”, disse ele.

Mais informações: www.agricultura.sp.gov.br.