Notícia

Alcoolbrás

Estações meteorológicas

Publicado em 01 fevereiro 2010

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pernambuco - Facepe darão suporte financeiro a um projeto idealizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista - Unesp, em parceria com a Embrapa Semi-Árido para a instalação de estações agro-meteorológicas no agreste de Pernambuco e no noroeste paulista.

Com o título Modelagem da Produtividade da Água em Bacias Hidrográficas com Mudanças de uso da Terra, o projeto terá um custo de R$ 333 mil na parte que será executada em São Paulo e de R$ 334.913,92 no lado pernambucano. O projeto proposto pela Unesp será implantado a partir de fevereiro de 2010 e prevê a criação de sete estações agrometeorológicas no noroeste paulista, além das duas que a Universidade já mantém em Ilha Solteira e Marinópolis.

O mesmo será feito na região do agreste pernambucano, sob a coordenação do pesquisador Antônio Heriberto de Castro Teixeira, da Embrapa Semi-Árido. As estações meteorológicas ajudarão a desenvolver a agricultura irrigada dessas localidades porque vão oferecer aos produtores rurais um mapa completo e em tempo real das condições climáticas da região