Notícia

Agência Brasileira de Notícias

Estação Ciência abre laboratório para observação microscópica

Publicado em 21 julho 2009

A nova atração da Estação Ciência da USP, o Laboratório de Microscopia, vai apresentar ao público "o mundo que não podemos ver a olho nu", segundo a responsável pela montagem do local, Eliana Dessen, professora do Instituto de Biociências (IB) da USP e pesquisadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP.

Eliana explica que o Laboratório vai aproximar o aluno dos conceitos que ele aprende na sala de aula. "O conceito de célula, por exemplo, é uma coisa muito complicada para o estudante, porque fica muito abstrato para o aluno entender que aquilo é uma unidade de vida, uma coisa que ele não pode ver. O material ótico possibilita essa descoberta de um mundo invisível e isso gera um encantamento."

O Laboratório foi montado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio do projeto de difusão do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP. A atração aceita visitantes a partir de 11 anos e os ingressos custam R$ 2.

Os visitantes começam visualizando vermes ainda a olho nu. Depois, acontece a visualização da biodiversidade de uma gota d`água. No microscópio, também são observadas uma pulga e uma folha de elódea (planta aquática) em que é possível ver as células e até cloroplastos (estruturas das células).

Nenhum desses organismos causa doença. Esse é um ponto importante para a professora, porque "a primeira coisa que o aluno imagina quando pensa em microorganismo é doença, mas, no entanto, a quantidade de microorganismos patogênicos é muito baixa. A maioria deles é muito importante para o equilíbrio na natureza". Eliana explica que um dos objetivos do programa é esse "mostrar que o que nós não vemos não é necessariamente mal".

Serviço:

Endereço: Rua Guaicurus, 1.394, Lapa.

Horário de Funcionamento: terça a sexta-feira, das 8 às 18h; fins de semana e feriados, das 9 às 18h. A Estação não abre às segundas-feiras.

Ingressos: R$2,00 por pessoa. Há entrada grátis para todos no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês. O agendamento de visitas escolares pelos telefones (11) 3675-6889 e (11) 3672-5364

Informações: (11) 3673-7022

www.eciencia.usp.br