Notícia

Assis Notícias

Estabelecido Departamento de Biotecnologia na Unesp de Assis

Publicado em 05 setembro 2016

A Resolução Unesp-60, de 15-7-2016, estabelece o Departamento de Biotecnologia da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Assis, nos termos do Despacho CEPE/SG 146/2016, com as seguintes áreas: Ciências Exatas; Ciências Biológicas; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. A criação do Departamento de Biotecnologia constitui um importante passo nas articulações de pesquisas dos docentes deste Departamento, ampliando e inovando novas articulações na pesquisa, ensino, extensão universitária e diretriz no cumprimento das atividades acadêmicas e administrativas previstas no Estatuto, Regimento Geral e Regimento da Unidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp.

As diretrizes atendem atividades administrativas necessárias para o pleno funcionamento do ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa científica e extensão universitária, relacionados às disciplinas e linhas de pesquisas vinculadas à Biotecnologia. O Departamento atuará em duas linhas de pesquisa específicas consolidadas: “Biotecnologia aplicada à área de saúde – desenvolvimento de bioprodutos e terapia celular” e “Desenvolvimento de Bioprocessos associados à agroindústria e meio-ambiente”. Tais linhas atendem aos projetos pedagógicos dos cursos ministrados, às expectativas e vocação da região do Médio Vale Paranapanema, e a competência dos docentes envolvidos.

O Departamento de Biotecnologia da Unesp - Faculdade de Ciências e Letras de Assis é composto por 13 docentes, sendo um adjunto e 12 assistentes doutores, que ministram aulas em dois cursos de graduação: Ciências Biológicas - nível Licenciatura e/ou Bacharelado e Engenharia Biotecnológica - nível Bacharelado, além do Programa de Pós-Graduação em Biociências – nível mestrado. O Departamento ainda conta com o suporte de 4 servidores técnico-administrativos.

Ao Departamento estão ligados 11 laboratórios de pesquisa, dois Biotérios (Central e Complementar), além da participação conjunta com o Departamento de Ciências Biológicas, nos Laboratórios Didáticos. Estes laboratórios recebem apoio das agências de fomento Fapesp, Fundunesp, CNPq e Unesp- Prope, Unesp- Proex, no qual desenvolvem vários projetos de pesquisa, dando suporte técnico às disciplinas dos nossos cursos de graduação e Pós- Graduação.

As atividades do Departamento de Biotecnologia serão marcadas por sua relevante contribuição na formação de inúmeros profissionais na área de Biologia e Biotecnologia, bem como na ciência, mediante pesquisas básicas e aplicadas. A maior interação do Departamento de Biotecnologia com a Comunidade Interna e externa ao Câmpus se concretiza mediante a execução dos projetos e atividades de extensão. Estes projetos integrados visam gerar informações e formações que implicam em ações mais concretas que possam viabilizar comunidades organizadas e preocupadas com atitudes individuais e comunitárias. Em geral, os projetos de extensão do Departamento têm um papel significativo na implementação de políticas públicas, quanto ao desenvolvimento sustentável e saúde, com prioritárias políticas de proteção e promoção social nesse setor, levando-se em conta seus benefícios para o bem-estar social, a economia e o meio ambiente. O conhecimento levado à comunidade cumprem os propósitos de uma Instituição Pública, de ensino, pesquisa e extensão.