MUITO+ chega ao leitor como a primeira revista semanal de atualidade da Região Metropolitana de Campinas
O exemplar de MUITO+ que você está lendo é o primeiro resultado de um projeto iniciado há mais de um ano, a partir das idéias então incipientes de dois jornalistas. Nos meses de desenvolvimento editorial e gráfico contínuo que se seguiram, contribuições de todo o tipo, de profissionais das mais variadas áreas, foram dando forma ao que é apresentado nesta edição: uma revista semanal de atualidades que nasce independente, democrática e com a ambição de ser tão qualificada quanto as mais importantes publicações deste tipo que circulam no País. Com a diferença básica que enxergará o Brasil e o mundo a partir dos interesses e propostas da Região Metropolitana de Campinas, terceiro mais importante centro econômico do País, pólo irradiador de alta tecnologia, berço de importantes líderes políticos.
MUITO+ adota o slogan de A Revista da Região Metropolitana de Campinas porque sua tiragem de 50 mil exemplares semanais, auditada pela consultoria independente Boucinhas & Campos + Soteconti permite dar vasta capilaridade à sua circulação. A revista tem distribuição gratuita nos bairros localizados nas regiões formadoras de opinião de Campinas, seus três distritos e também nos outros 18 municípios da Região Metropolitana — Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D'Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Além da distribuição domiciliar, poderá ser encontrada em pontos específicos, listados junto ao expediente desta edição, de todas as 19 cidades.
No caso específico da região no entorno de Americana, um acordo firmado com o TODODIA permitirá que MUITO+ seja encartada nas edições das sextas-feiras do jornal, que é auditado pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) e tem circulação comprovada em 14 municípios da Região Metropolitana. Nos outros cinco, nos quais se incluí Campinas, a revista chegará à casa do leitor pela Distribuidora Almeida, que no passado respondeu pela circulação de um dos mais bem-sucedidos projetos editoriais de Campinas, o Jornal de Domingo. Título do Grupo Estado — que edita O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde —, chegou a ter tiragens superiores a 70 mil exemplares. O Jornal de Domingo foi descontinuado em 1993.
Conteúdo qualificado
Democrática e independente. Assim nasce MUITO+. A revista da Região Metropolitana de Campinas não tem ligações com grupos econômicos, políticos, religiosos ou sociais. É editada à luz de uma Carta de Princípios e tem como um de seus principais pilares um importante Conselho Editorial, que atuará como uma banca de sábios para os editores, servindo ainda como câmara de representação da sociedade. São cinco integrantes, além dos jornalistas Eduardo Mattos e José Aparecido Miguel, diretores da revista.
Carlos Vogt, lingüista e poeta, atual presidente da Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de S. Paulo) e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Cecília Toledo, jornalista e mestre em educação, é diretora da Faculdade Jornalismo da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).
João Manuel Cardoso de Mello, economista e um dos fundadores da Facamp (Faculdades de Campinas), onde exerce o cargo de diretor-geral.
Mario Alberto de Almeida, jornalista com quase 40 anos de atividade profissional, tem vínculo com Campinas, onde nasceu.
Sílvia Regina Brandalise, médica e diretora-presidente do Centro Infantil Boldrini, tem atuação pessoal e profissional reconhecida nacional e internacionalmente.
MUITO+ terá quatro editorias âncora — política, economia, geral e entretenimento e lazer. As editorias, caracterizadas por cores, facilitam a identificação pelo leitor. Em cada uma delas, seções fixas. Cena Política será assinada por José Francisco Pacóla, ex-repórter de O Estado de S. Paulo e ex-editor-executivo do Correio Popular, onde escreveu, por quase três anos, a coluna Xeque- Mate. A coluna de economia será de Marcos Garcia de Oliveira, que foi editor-chefe da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e editor de Economia do Jornal da Tarde, onde recebeu, em equipe, o Prêmio Esso de Informação Econômica.
Ganhou também o Prêmio Fiat de Jornalismo Especializado. O principal fato da semana — regional, nacional ou internacional — será comentado pelo jornalista e escritor Mauro Ribeiro, que há alguns anos reside em Vinhedo e foi diretor da sucursal de São Paulo do Correio Braziliense e Coordenador de Comunicação do Governo paulista, com status de Secretário de Estado. A coluna Gente será assinada pela jornalista Vilma de Barros Mattos, que foi editora-chefe do Jornal de Domingo entre 1988 e 1993. O projeto gráfico é de Alcibiades Godoy. O nome MUITO+, com o símbolo de somar, nasceu de uma escolha coletiva, a partir de proposta inicial do jornalista Zenon G. Sierra. O logotipo da revista passou pelo crivo de diferentes opiniões. É uma proposta final criada por Vinícius Gonçalves da Mota Miguel.
Carta de Princípíos
1 — M+ é independente e democrática, comprometida com a livre manifestação do pensamento e sem a prevalência de quaisquer tipos de interesses de grupos econômicos, políticos, religiosos e sociais.
2 — M+ é comprometida com a promoção e a dignificação do ser humano, defende os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem e respeita o direito de cada um à sua privacidade, exceto quando esse direito constitui obstáculo à informação de interesse público.
3 — M+ tem o compromisso de garantir aos seus leitores o acesso às diferentes versões de um fato e às variadas tendências de opinião da sociedade na qual está inserida. Inclui-se neste conceito a garantia de publicar contestações de indivíduos ou organizações que tenham sido citadas pela prática de atos ilícitos ou comportamentos condenáveis e também a correção imediata de informações publicadas com erro.
4 — M+ diferencia claramente aos seus leitores o conteúdo editorial do publicitário.
5 - M+ é sustentada por três pilares da moral e da ética: a busca da verdade, o exercício da liberdade e a defesa dos interesses comuns à maioria.
Notícia
Todo Dia (Americana, SP)