Estudo analisou os 33 alimentos mais comuns na mesa do brasileiro e seus efeitos diretos na saúde Por: Sabrina Costa
Nossas escolhas alimentares têm um impacto direto na nossa saúde e podem, de fato, determinar o tempo de vida que ganhamos ou perdemos ao longo dos anos.
Um exemplo claro vem de uma pesquisa conduzida por especialistas em nutrição da Universidade de São Paulo (USP), da DTU (Universidade Técnica da Dinamarca) e da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), que revelou que o consumo frequente de bolachas recheadas pode reduzir em até 39 minutos a expectativa de vida saudável
O que diz o estudo?
O trabalho, publicado na revista científica International Journal of Environmental Research and Public Health , avaliou 33 dos alimentos mais populares no prato dos brasileiros, analisando seus impactos na saúde e no meio ambiente. A análise foi realizada com base no Heni (Índice Nacional de Saúde), um sistema americano de pontuação que avalia o impacto da alimentação utilizando dados epidemiológicos sobre doenças e as características nutricionais de uma população.
Saiba mais: Esses alimentos turbinam o seu cérebro e melhoram a memória, segundo Harvard
Segundo a pesquisa, consumir 115 gramas de bolachas recheadas — o equivalente a menos de um pacote — pode reduzir em 39,69 minutos a expectativa de vida de um adulto saudável. Esse fator está relacionado aos altos níveis de açúcares, gorduras saturadas e aditivos presentes nos ultraprocessados.