A Embraer está conseguindo ampliar seu projeto de disseminação do conhecimento de engenharia aeronáutica pelo País, com o objetivo de formar mão-de-obra especializada para as necessidades da empresa. Somente este mês foram assinados sete convênios com instituições brasileiras de ensino superior. Desde agosto a empresa já desenvolve com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) uma parceria com foco em cursos de mestrado profissionalizante.
Os acordos com as universidades integram um conjunto de ações no âmbito do Programa de Especialização em Engenharia Aeronáutica (PEE), que recebeu investimentos de US$ 4 milhões nos últimos dois anos. Cerca de 394 engenheiros já foram beneficiados pelo PEE da Embraer. Os engenheiros que participam do programa ganham, além de salários acima da média do mercado, auxilio transporte e alimentação gratuitos.
PROCESSO SELETIVO
O curso, que tem a duração de 18 meses, é ministrado por professores e especialistas de universidades brasileiras e estrangeiras e por profissionais da própria Embraer. O processo de seleção da nova turma de alunos para 2003 já está acontecendo. As inscrições, feitas via o site da Embraer, encerraram-se no último dia 15. O exame técnico será realizado no dia 14 de dezembro.
No ano passado, mais de nove mil engenheiros fizeram inscrição para o processo seletivo do PEE. O programa que será desenvolvido em 2003, segundo o gerente de Educação. Treinamento e Desenvolvimento da Embraer. Sidney Lage Nogueira, só prevê a formação de especialistas em engenharia aeronáutica e de software. Até este ano a Embraer também treinava engenheiros para outras áreas da empresa.
No último dia 6, a Embraer e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram um acordo para estimular a capacitação de engenheiros, pós-graduandos e do corpo docente em projetos na área de software embarcado em aviônica. O convênio prevê a realização de um curso de extensão universitária, que será desenvolvido em conjunto com o Instituto de Computação da Unicamp. Cada estudante terá um computador pessoal, cedido pela Embraer durante o curso, e uma bolsa para dedicação em tempo integral.
A seleção para o curso de especialização de engenheiros na Unicamp já pode ser feita no site da Embraer (www.em-braer.com.br) até o dia 15 de dezembro. Podem participar engenheiros eletrônicos e de computação de todo o País, desde que recém formados ou que tenham concluído o curso nos últimos dois anos.
A parceria entre a Embraer e a Unicamp inclui, além do PEE, o desenvolvimento de um programa de computador que permitirá simular, a partir de um ambiente gráfico, situações como o escoamento de ar em tomo do avião. O projeto é financiado pela Embraer e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), dentro da Parceria para Inovação em Ciência e Tecnologia Aeroespaciais (Picta).
A Embraer também já assinou convênios para disseminação de conhecimentos em engenharia aeronáutica com as Universidades Federais da Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Pernambuco e com a PUC do Rio de Janeiro.
Notícia
Gazeta Mercantil