Notícia

RedeNotícia

Especialização a distância para magistério

Publicado em 08 julho 2011


Agência FAPESP -  A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou a oferta gratuita de 8 mil vagas em cursos de especialização para professores do quadro do magistério da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

Os cursos, realizados na modalidade a distância pela pró-reitoria de Pós-Graduação (PRPG), integram a Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor), iniciativa prevista em convênio com a Secretaria de Estado da Educação.

As pré-inscrições foram prorrogadas até o domingo (10/07) e podem ser feitas na página do Rede Saber. Todo o processo seletivo é executado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

A Unicamp oferece cinco cursos de especialização lato sensu: lí­ngua portuguesa, matemática, história, fí­sica e educação fí­sica. Os cursos têm duração de 12 meses com carga horária total de 360 horas, sendo 320 horas em atividades no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), complementadas com 40 horas de atividades presenciais.

As atividades estão organizadas em quatro módulos, cada um deles composto de duas disciplinas. Cada semestre tem dois módulos e uma avaliação presencial. Ao final, o cursista deve desenvolver e apresentar um trabalho de conclusão de curso.

'Os conteúdos dos cursos estão fortemente correlacionados com as novas propostas curriculares do Estado, reformuladas em 2008. Atrelada à implantação dessa nova proposta, a Secretaria distribui cadernos como guias para ajudar o professor a se orientar na sua prática didática. Esses cursos visam, justamente, aprofundar e reforçar esses conceitos', disse Munir Salomão Skaf, assessor da PRPG.

A Redefor é realizada em parceria com as três universidades estaduais paulistas: Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ao todo são ofertados 16 cursos de especialização latu senso em modalidades a distância

Mais informações e inscrições: www.rededosaber.sp.gov.br