Notícia

TV Globo

Especialistas falam sobre anticoagulantes, estudos sobre o vírus, reabertura de serviços no Bem Estar no É de Casa

Publicado em 16 maio 2020

Os testes realmente são eficazes? Por que os anticoagulantes estão ajudando a proteger o pulmão das pessoas? E os salões de beleza: eles são um risco para contaminação?

O Bem Estar no É de Casa deste sábado (16) mostrou o que foi notícia sobre o coronavírus no Brasil e no mundo durante a semana. Os testes realmente são eficazes? Por que os anticoagulantes estão ajudando a proteger o pulmão das pessoas? E os salões de beleza: eles são um risco para contaminação?

Participaram do programa deste sábado o jornalista especialista em longevidade Jorge Félix, o infectologista Francisco Ivanildo de Oliveira, a pneumologista Elnara Negri, o patologista Luiz Fernando Silva e a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar.

Anticoagulantes

Por que os anticoagulantes estão ajudando a proteger o pulmão das pessoas? A médica pneumologista Elnara Negri e o médico patologista Luiz Fernando Silva explicaram no Bem Estar. Veja o vídeo acima.

A Covid-19 não é só uma doença pulmonar, é também uma doença vascular. Cerca de 10% a 15% dos pacientes têm apresentado problemas vasculares durante a Covid-19. Os especialistas alertam que o paciente não deve se automedicar. Os anticoagulantes só devem ser administrados no hospital e ele é dado para pacientes mais graves.

Salões de beleza abertos

O presidente Jair Bolsonaro incluiu salões de beleza, barbearias e academias na lista de serviços essenciais nesta semana. Entretanto, de acordo com o infectologista Francisco Ivanildo de Oliveira, neste momento de pico da curva, qualquer risco de contaminação deve ser evitado. Veja a explicação no vídeo acima.

Idosos sozinhos

Segundo o IBGE são quase 6 milhões de idosos que moram sozinhos. São Paulo e Rio de Janeiro concentram 36% desses casos. Um estudo da USP, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), traz um retrato dessa parcela da população.

https://g1.globo.com/bemestar/edicao/2020/05/16/videos-bem-estar-no-e-de-casa-de-sabado-16-de-maio.ghtml

O Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul trouxe algumas dicas para lidar com os idosos em isolamento:

  • Convivência familiar: faça ligações normais, de vídeo ou envie mensagens;
  • Peça ajuda no uso da tecnologia;
  • Rotina: busque uma ocupação que faça bem e faça exercícios;
  • Emoções: reconheça e acolha os sentimentos;
  • Pensamentos ruins: tente identificar o sentimento que o gerou.