Notícia

Site de Curiosidades

Especialistas explicam importância de se monitorar vírus, fungos e bactérias

Publicado em 27 setembro 2021

Depois de quase dois anos vivendo uma pandemia, é seguro dizer que todo o mundo esta um pouco assustado com o que aconteceu. No fim de 2019, começaram a circular as primeiras notícias sobre um vírus mortal que poderia se alastrar pelo mundo. As grandes lideranças mundiais pouco fizeram, os alertas de cientistas foram ignorados, e tudo resultou na pandemia que ainda estamos vivendo.

É claro que todos esses fatos resultam em muitas informações e aprendizados. Do ponto de vista político, por exemplo, fica a lição de que não se pode negociar com a ciência. Se especialistas alertam sobre o risco de uma pandemia: é necessário levar o risco a sério. Mas e quanto a ciência, quais são as lições?

A China foi um bom exemplo do que não se fazer: Li Wenliang tinha apenas 34 anos, quando sinalizou sobre a existência do vírus. A China, tanto política quanto cientificamente, não levou o alerta a sério e se esforçou para abafar a história. Não deu certo. Mundo a fora, incontáveis médicos prescreveram tratamentos ineficazes – mesmo com estudos mostrando que não faziam efeito.

Agora é a hora de olhar para trás e fazer essas avaliações necessárias. Para a ciência, a principal lição é sobre a importância de sair na frente. A covid-19 se tornou a pandemia que vivemos porque pouco sabemos dela. A covid-19 é uma novidade e foi assim durante praticamente os últimos dois anos. Apenas agora, com o avanço da vacinação, é que parecemos tomar a dianteira em toda a situação.

Vírus, fungos e bactérias

A verdade, segundo muitos cientistas, é que a covid-19 pode ter sido apenas a primeira de muitas doenças possíveis. O mundo é repleto de vírus, bactérias e fungos que pouco conhecemos. E, nesse sentido, o melhor que podemos fazer é tentar descobri-los antes de nos tornarmos reféns deles.

“É muito importante termos sistemas de sentinela que permitam que uma pandemia, no início do seu surgimento, seja rapidamente detectada e combatida. Mas tudo isso requer uma interação, uma cooperação, que nem sempre são naturais”, explicou o diretor científico da FAPESP, Luiz Eugênio Mello.

Andrea Dessen, do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), foi responsável por um importante alerta. Vírus e fungos são um grave problema. Ainda assim, caso a pandemia tivesse sido gerada por uma bactéria, a situação poderia ser ainda mais caótica.

Não existem tratamentos contra bactérias além dos antibióticos. No entanto, a cada ano, o número de pessoas resistentes aos antibióticos já conhecidos aumenta. Ao mesmo tempo, poucos novos antibióticos são desenvolvidos e disponibilizados. O resultado é um grave desequilíbrio.

O monitoramento desses microrganismos acaba se tornando nossa melhor “arma” contra eles. Isto é, antes mesmo do problema se instalar, já é possível sair na frente e desenvolver medicamentos, vacinas. É claro que esse esforço não acontece naturalmente, dependendo muito de uma cooperação entre diversos segmentos da sociedade.

De um lado, o poder público precisa investir em ciência e pesquisa; do outro, é preciso que se tenham pesquisadores interessados nesse aspecto da ciência. Embora até pareça difícil, é extremamente necessário.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
EBC Rádios Veja online UOL Folha de Pernambuco online Cofemac Biblioteca FMUSP Revista Amazônia Notícias Brasil Agência de Notícias – Defesa eCycle Notícias da Sua Cidade BSB Digital Minuto Cidade Oficial News Litoral de Fato MaisAM Portal Gongogi Jornal Noroeste News Nada Pra Fazer Veja Saúde online Rádio Agência Nacional (EBC) Nosso Goiás Beto Ribeiro Repórter Jornal da USP online Diário da Saúde TV Caparaó Garça em Foco SincoFarma FM Metropolitana Online BSB Notícias Bomba Bomba ID Brasil ID Brasil CV Agora Blog O Correspondente Jornal o Brasiliense CV Agora Blog O Correspondente Estúdio Livre News Correio Nogueirense Diário do Rio Claro Poliarquia Poder360 Portal Correio Head Topics (EUA) Giro Notícias Goiás Coluna Supinando Tribuna Paulista Giro 7 Play Crazy Game Olhar Digital Benefícios News RP10 DF Agora DF Imparcial Notícia de Limeira Portal do Governo do Estado de São Paulo A Cidade On (São Carlos, SP) Jornal Tempo Real A Cidade On (São Carlos, SP) São Paulo FM Portal de Notícias Virou Manchete Agora ES online Diário de Votuporanga online Chumbo Grosso DF FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Notícias Botucatu Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Zatum Roraima na Rede Antenados Panorâmica News Campo Belo em Foco Oeste 360 TV Interbam Oeste Ao Vivo Alagoas Agora online Diário em Foco Penha News Conexão Na Cidade Relato News Novo Cantu Notícias Mirante da Bocaina O Repórter Regional online Informativo Astral CVN Notícias Mix Vale Mustach Agência Brasil China Meio Norte online (Piauí) Bahia.ba Atemporal Jornal da Ciência online ABC - Academia Brasileira de Ciências Revista Amazônia Correio da Manhã (RJ) LabNetwork Diário da Manhã (Recife, PE) online Portal da Enfermagem A Crítica (AM) online Achado Top InforBahia Por dentro de tudo Canabrava 104.9 FM O Tempo The World News (Ucrânia/Brasil) Super Notícia 91,7 FM O Tempo online Mega Cidade TV & VC? Rádio Uau El Diario (Argentina) online A Província do Pará Noticias RTV (Espanha) Quimiweb Pauta Brasil Jornal Tabloide online (Cotia, SP) NewsLab online Portal O Guardião Folha da Minha Sampa Duna Press Alvo Notícias N5 Notícias A Semana (Caieiras, SP) Saúde em Tela Eu, Rio! Garanhuns Notícias Agora TS Cotia 24 horas Portal RBN