Notícia

Perfil News

Especialistas em economia participam de seminário promovido pela Funtrab (1 notícias)

Publicado em 17 de junho de 2009

Entre os especialistas que estarão presentes no Seminário Perspectivas do trabalho, desenvolvimento e do emprego, está o doutor em sociologia

Para debater sobre o desenvolvimento das políticas de trabalho em Mato Grosso do Sul, o seminário organizado pela Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab) traz especialistas renomados no assunto para participar dos painéis de discussão. Temas como alternativas abertas à economia brasileira de acordo com o atual cenário de crise mundial, focando nos possíveis impactos sobre o emprego nacional e regional serão a pauta do encontro que acontece hoje (17) e amanhã (18), no auditório do Hotel Jandaia, na Capital.

Entre os especialistas que estarão presentes no Seminário Perspectivas do trabalho, desenvolvimento e do emprego, está o doutor em sociologia, Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador de Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes, da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Brasil). Muçouçah discutirá com os participantes a respeito da construção de relações de trabalho para o século XXI, no primeiro painel do encontro - A Implementação da Agenda do Trabalho Decente no Brasil -, moderado pela secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib, logo após a abertura do evento, logo mais, às 8h.

Outro importante especialista que participa do seminário é o professor doutor da Universidade Estadual de Capinas, Wilson Cano. O professor trabalhou no escritório da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina, atualmente é consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Cano participa do painel Perspectivas do desenvolvimento econômico e o desafio do emprego que acontece na quinta-feira (18). Ele participa da discussão sobre perspectivas para economia brasileira na atual conjuntura.

No mesmo painel, o professor doutor José Sidnei Gonçalves, pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo, fala sobre as perspectivas da agricultura brasileira na atual conjuntura.

Segundo o diretor-geral da Funtrab, Cícero Ávila, o seminário tem o objetivo de iniciar um diálogo social que promova maior articulação das políticas de trabalho com outras ações destinadas à construção de um modelo de desenvolvimento solidário. Desta forma, o encontro visa a promoção da igualdade de oportunidades e inclusão social.

Quatro grandes painéis vão tratar de aspectos conceituais da Agenda do Trabalho Decente postulado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT); dos desafios à consolidação do Sistema Público de Políticas de Emprego e Renda; dos reflexos da atual conjuntura sobre o perfil e qualidade do emprego e das perspectivas de desenvolvimento e modificação da estrutura ocupacional do nosso Estado. O evento tem o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).