Notícia

MS Notícias

Especialistas em economia participam de seminário da Funtrab (1 notícias)

Publicado em 13 de junho de 2009

Para debater sobre o desenvolvimento das políticas de trabalho em Mato Grosso do Sul, o seminário organizado pela Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab) traz especialistas renomados no assunto para participar dos painéis de discussão. Temas como alternativas abertas à economia brasileira de acordo com o atual cenário de crise mundial, focando nos possíveis impactos sobre o emprego nacional e regional serão a pauta do encontro que acontece nos dias 17 e 18 próximos, no auditório do Hotel Jandaia, na Capital.

Entre os especialistas que estarão presentes no Seminário Perspectivas do trabalho, desenvolvimento e do emprego, está o doutor em sociologia, Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador de Programas de Trabalho Decente e Empregos Verdes, da Organização Internacional do Trabalho (OIT/Brasil). Muçouçah discutirá com os participantes a respeito da construção de relações de trabalho para o século XXI, no primeiro painel do encontro - A Implementação da Agenda do Trabalho Decente no Brasil -, moderado pela secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Tânia Garib, logo após a abertura do evento, na quarta-feira (17).

Outro importante especialista que participa do seminário é o professor doutor da Universidade Estadual de Capinas, Wilson Cano. O professor trabalhou no escritório da Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina, atualmente é consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Cano participa do painel Perspectivas do desenvolvimento econômico e o desafio do emprego que acontece na quinta-feira (18). Ele participa da discussão sobre perspectivas para economia brasileira na atual conjuntura.

No mesmo painel, o professor doutor José Sidnei Gonçalves, pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo, fala sobre as perspectivas da agricultura brasileira na atual conjuntura.

Segundo o diretor-geral da Funtrab, Cícero Ávila, o seminário tem o objetivo de iniciar um diálogo social que promova maior articulação das políticas de trabalho com outras ações destinadas à construção de um modelo de desenvolvimento solidário. Desta forma, o encontro visa a promoção da igualdade de oportunidades e inclusão social.

O evento, que tem o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Quatro grandes painéis vão tratar de aspectos conceituais da Agenda do Trabalho Decente postulado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT); dos desafios à consolidação do Sistema Público de Políticas de Emprego e Renda; dos reflexos da atual conjuntura sobre o perfil e qualidade do emprego e das perspectivas de desenvolvimento e modificação da estrutura ocupacional do nosso Estado.