Notícia

São Carlos em Rede

Especialistas discutem internet rápida no Paço Municipal de São Carlos nesta terça-feira

Publicado em 27 setembro 2010

Especialistas em internet rápida e rede de comunicação de dados participam nesta terça-feira (28), no auditório do Paço Municipal (r. Episcopal, Centro), do seminário: São Carlos, Banda Larga e RedeSanca: Perspectiva e Oportunidades.

A expectativa é que empresários, associações, representantes de centros de pesquisa, imprensa e demais interessados participem do evento e se atualizem sobre Banda Larga, especialmente sobre o Programa Nacional de Banda Larga, e RedeSanca, um sistema de transmissão de dados em alta velocidade. Veja abaixo programação completa.

A professora Regina Borges de Araújo (UFSCar) falará sobre RedeSanca: Andamento atual, Perspectivas e Futuro; Ricardo Lopes Sanchez (Linkway e Abrappit) abordará Programa Nacional de Banda Larga e Função dos Pequenos Provedores para a Inclusão Digital; já Milton Kashiwakura, que virá especialmente de São Paulo, irá apresentar PTT e Banda Larga, Benefícios de um PTT para a região e para as Empresas.

Além dos convidados, o seminário contará também com a participação do prefeito Oswaldo Barba, responsável pela inclusão de São Carlos entre as 100 primeiras cidades a receber o Plano Nacional de Banda Larga. Barba foi escolhido, pela Frente Nacional de Prefeitos, para representar os prefeitos no 2º Fórum Brasil Conectado, ocorrido em agosto.

Sobre o NIC.br - O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que desde dezembro de 2005 implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Para saber mais acesse o site www.nic.br.

Currículo dos palestrantes

Regina Borges de Araújo - Possui graduação em Bacharelado em Ciência de Computação pela UFSCar, mestrado em Data Communication Networks and Distributed System - University of London e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor associada do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos, membro do Programa de Pós-Graduação do DC da UFSCar e Secretária Geral de Informática da UFSCar. Tem formação na área de Ciência da Computação, e atua nas seguintes áreas: Redes de Comunicação Sem Fio (redes de sensores, redes veiculares ad hoc); Computação Ubíqua (interpretação de contexto), Simulação Distribuída (interoperabilidade semântica, HLA/RTI), Interfaces Avançadas (Realidade Aumentada e Interfaces Tangíveis). É Coordenadora do Comitê Gestor da REDECOMEP de São Carlos (RedeSanca), membro eleito da coordenação do Colégio de Gestores de TI das IFES e Membro do Comitê Gestor da Rede ANSP Fapesp. É consultora adhoc da Fapesp e do CNPq. Foi presidente da Comissão de Implantação do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFSCar até Fevereiro de 2008.

Ricardo Lopes Sanchez - Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas de São Carlos, Pós-Graduado (MBA) em Gerência de Telecomunicações pela Fundação Getúlio Vargas e Pós-Graduado (Especialização)/Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais/, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sócio-Fundador e Diretor Presidente da Linkway Internet Provider; membro fundador e atual Presidente da Associação dos Pequenos Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRAPPIT), Sócio-Fundador e Diretor Comercial da NBS - Produtos para Informática, Consultoria e Sistemas Ltda e membro fundador do Conselho Nacional dos Provedores de Serviço de Internet (CONAPSI). Nomeado para Conselho Consultivo da ANATEL em março de 2008.

Milton Kashiwakura - Possui graduação em Engenharia e mestrado em Engenharia Elétrica pela USP. Atualmente é professor assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona Redes, é diretor de projetos do NIC.br ligado ao Comitê Gestor da Internet brasileira e Moderador do NAPLA. Trabalhou na FAPESP, como Coordenador Técnico da rede Academic Network at São Paulo (ANSP), tendo como principais realizações: instalação do primeiro Ponto de Troca de Tráfego no Brasil em 1998, no prédio da FAPESP em São Paulo; projeto Advanced ANSP, uma rede estadual com backbone de 155Mbps conectado a rede Abilene da Internet 2; uso de "Transparent Web Cache" com IP Spoofing em todo o tráfego internacional web da rede ANSP no período anterior a ativação do cabo submarino Americas 2. Na USP, foi Diretor da Divisão Técnica de Suporte a Usuários, onde coordenou a equipe que instalou a USPnet, uma rede com mais de 500 prédios, em várias cidades do estado de São Paulo, interligados. Foi gerente de rede do iG, um dos principais ISP no Brasil, responsável pela infraestrutura de rede da empresa e serviços de telecomunicações contratados junto as principais empresas de telecomunicações do Brasil.

Programação do seminário:

9h15 - Importância da Banda Larga para o Desenvolvimento Local e Nacional - prefeito Oswaldo Barba;

9h40 - RedeSanca: Andamento atual, Perspectivas e Futuro - professora Regina Borges de Araújo (UFSCar);

10h00 - Programa Nacional de Banda Larga e Função dos Pequenos Provedores para a Inclusão Digital - Ricardo Lopes Sanchez (Abrappit e Linkway);

10h25 - PTT e Banda Larga, Benefícios de um PTT para a região e para as Empresas - Milton K. Kashiwakura (NIC.br).