Notícia

Jornal da Unesp online

Especialistas destacam contribuições da química à preservação da biodiversidade

Publicado em 19 julho 2011

Ciclo na Fapesp tem participação de duas pesquisadoras da Universidade

Considerada ciência crucial para o entendimento do sistema biológico, a química vem sendo abordada, desde o início do ano, no Ciclo de Conferências Ano Internacional da Química - 2011. Idealizado pela pesquisadora Vanderlan Bolzani, do Instituto de Química (IQ), Câmpus de Araraquara, e promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o ciclo apresenta nesta terça-feira (19/07) a quarta conferência, "Biodiversidade & química: nossa vida, nosso futuro".

Com coordenação da engenheira química Dulce Helena Siqueira Silva, também do IQ, a conferência terá a participação -além de Vanderlan Bolzani- de Carlos Joly e Anita Marsaioli, ambos da Unicamp. "Vamos abordar, nesta palestra, a importância da preservação da biodiversidade", resume Vanderlan. "E, por extensão, a contribuição que a química pode dar para o uso sustentável da biodiversidade."

Micro e macro

Para a coordenadora Dulce, a biodiversidade é uma fonte inesgotável de inspiração micro e macromolecular. "Sua exploração acabou por revolucionar a síntese orgânica de novas estruturas moleculares e a produção de fármacos, cosméticos e agroquímicos."

O ciclo prossegue, mês a mês, até novembro, quando haverá uma sessão especial dedicada às mulheres, "A contribuição de Marie Curie para a ciência e um olhar sobre o papel das mulheres cientistas".

A conferência "Biodiversidade & química: nossa vida, nosso futuro" será realizada das 13h30 às 18h, no auditório "Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto", na sede da Fapesp, em São Paulo- Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa.

A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser feitas no endereço www.fapesp.br/eventos/aiq .

Paulo Velloso