As polêmicas sobre os folhetos sobre drogas apreendidos na Parada Gay do último dia 10, em São Paulo, e suspensos pela Fapesp no último dia 18 — ambos orientando os usuários a optar por métodos menos danosos à saúde com base nas políticas de Redução de Danos — será o tema principal da mesa redonda sobre Drogas marcada para as 10 horas desta quinta-feira (21), primeiro dia do 11º Educaids — Encontro Nacional de Educadores para a Prevenção das DST Aids e Drogas — que reúne cerca de mil educadores no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, até domingo (24).
A questão começa a ser tratada na abertura solene do encontro, hoje à noite, pela presidente da ONG APTA (Associação de Prevenção Tratamento da Aids), Teresinha Pinto, que promove o encontro, com o apoio da UNESCO, Unicef e dos programas de Aids nacional, estadual e municipal. Estarão presentes especialistas do MEC, Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais da Saúde e Educação.
O tema central do 11º Educaids — Gênero, Etnia e Inclusão — parte do princípio de que o conhecimento das próprias origens, refletindo-se na autoestima do adolescente é uma das armas mais poderosas de prevenção às DST Aids e vulnerabilidades adjacentes à sexualidade, incluindo a violência e as drogas.
A intimidação e a agressividade entre adolescentes — também conhecidas como bulliying — que vêm preocupando os educadores é outro tema importante do encontro a ser discutido num dos painéis selecionados pela comissão científica para a pré-abertura do Educaids, hoje, das 15 às 18 horas. O tema vai ser tratado pela especialista Glaury Coelho, de São Paulo, na sala Coral do Centro Rebouças (Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23). Os outros painéis da pré-abertura são: Violência Doméstica (sala Amarela), Legalização do Aborto (sala Coral), Aids Pediátrico (sala Amarela), Educação Sexual (sala Havana) e RPG na Educação Preventiva (sala Verde).
Fonte: Apta
Dica para entrevista:
Assessoria de Imprensa
Roberto Pinto e Amanda Doiman - Verbo Comunicação Tel.: (0XX11) 5505-4030
E-mail: verbo@verbocomunicacao.com.br
APTA
Tel.: (0XX11) 3266-3345.