Notícia

Jornal da USP online

Especialistas de vários países se reúnem na USP para discutir inovação

Publicado em 04 novembro 2016

Especialistas representantes de 70 países estarão na capital paulista para discutir Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), inovação e empreendedorismo durante o Business Innovation Network São Paulo (BIN@SP), um evento promovido pela Agência USP de Inovação (Auspin) em parceria com as universidades do Porto, em Portugal, e Sheffield, na Inglaterra, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Difusão Internacional da USP.

O BIN@SP tem como proposta criar espaços de discussão e cooperação entre empresas, universidade e setor público para estimular a inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico. O evento reunirá representantes de empresas de base tecnológica, parques de ciência e tecnologia, investidores e agências de desenvolvimento econômico para compartilharem suas experiências, além de formarem redes de colaboração e discussão de soluções inovadoras para áreas de interesse comum.

Haverá ainda uma Feira de Negócios, que contará com exposição de empresas e seus produtos e serviços inovadores, exposição de projetos Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Pipe/Fapesp), exposição tecnológica dos campi USP, exposição de pôsteres das empresas incubadas Cietec, visitas técnicas guiadas aos laboratórios da USP em parceria com Natura e Embraer, além das rodadas de negócios nas áreas Energias Renováveis, TIC e Saúde.

“O estímulo à criação de novos produtos e serviços precisam de um olhar internacional. Cada vez mais, a inovação depende de um ambiente com atores de culturas diferentes para florescer”, analisa o físico Vanderlei Bagnato, professor do Instituto de Física de São Carlos da USP e coordenador da Auspin.

Hackathon

Um desafio, também conhecido como Hackathon, será uma das atividades do BIN@SP. Os participantes deverão criar possíveis soluções em novos produtos ou desenvolvimento de softwares, em um curto período de tempo, com o grande objetivo de, consequentemente, colaborar com a melhora em prestação de serviços para a terceira idade.

Criada em 2005, a Agência USP é o núcleo de Inovação Tecnológica da USP, responsável por gerir a política de inovação e promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na Universidade em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do País.

O núcleo conta com programas e atividades de estímulo à inovação e ao empreendedorismo. Entre elas, destaque para a Bolsa Empreendedorismo, que é parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da USP; o oferecimento da disciplina de graduação Inovação e Empreendedorismo, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC); Pixel, programa que busca auxiliar potenciais empreendedores a desenvolverem suas ideias até o estágio de prototipagem por meio de suporte sistêmico de atividades; e a interação com a RedEmpredia, rede de universidade que promove a inovação e o empreendedorismo.

O Centro de Difusão Internacional da USP está localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 22, Butantã, São Paulo. Os interessados em participar do BIN@SP podem obter informações e realizar inscrição no site do evento.

A jornalista Simone Lemos conversou com a vice-coordenadora da Agência USP de Inovação, a professora Luciane Ortega, sobre o BIN@SP, confira:

http://jornal.usp.br/wp-content/uploads/AG_USP_INOVAÇAO.mp3

Mais informações: (11) 3091-4164 ou (11) 2648-0994

Com informações da Assessoria de Imprensa da Auspin