Notícia

Diário de Pernambuco online

Especialistas criam programa que identificam espécies pelo som emitido

Publicado em 23 março 2015

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um programa capaz de identificar diferentes espécies de animais com base unicamente no barulho que eles fazem. Basta gravar o som do bicho, e o software se encarrega de compará-lo com um vasto arquivo composto por milhares de amostras de pássaros, insetos e até mesmo anfíbios brasileiros. A versão beta do Wildlife Animal Sound Identification System — Wasis (Sistema de Identificação do Som de Animais Selvagens) está disponível para download gratuito na internet e deve ser uma importante ferramenta para o estudo do hábito de grande parte da fauna nacional.

O trabalho é fruto do projeto de pesquisa “NavScales: navegando através de escalas no espaço, tempo e domínios do conhecimento”, iniciado em 2013 como parte de um acordo de cooperação com a Microsoft Research e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O grupo foi formado com o objetivo de encontrar maneiras de gerenciar dados de biodiversidade e processar informações sobre a natureza.

“As ferramentas computacionais que estamos criando, como o Wasis, estão permitindo que pesquisadores combinem esses dados de forma mais efetiva para, por exemplo, realizar estudos detalhados sobre as consequências de mudanças climáticas sobre a biodiversidade”, descreve Claudia Maria Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação da Unicamp e coautora do programa.