Notícia

Unesp

Especialista em processos de paz fala na Unesp sobre a Líbia

Publicado em 21 maio 2012

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, oferecido em conjunto por Unesp, Unicamp e PUC-SP, promove hoje (21) o Seminário Internacional “As ambiguidades da responsabilidade de proteger: o caso da Líbia”. O evento terá uma conferência do professor da Universidade de Coimbra José Manuel Pureza, estudioso dos processos de paz e direitos humanos.

A realização tem o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu) e do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP.

Investigador do Centro de Estudos Sociais, onde co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, Pureza é professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em Portugal. O pesquisador também é um político e militante de esquerda e ex-deputado.

O assunto principal do encontro hoje é a situação política na Líbia, que vive há mais de um ano uma guerra civil marcada, principalmente, pela deposição e morte do ditador Muammar Kadafi, em outubro de 2011. A ONU, outros organismos internacionais e governos de diferentes países, incluindo o Brasil, condenaram as ações militares da ditadura de Kadafi durante o levante popular. O governo resistiu com violência aos protestos, matando milhares de civis e promovendo torturas e prisões arbitrárias.

A Líbia terá em junho suas primeiras eleições democráticas após anos de ditadura. A situação política e social do país, entretanto, ainda é tensa, assim como em outros dezessete países do Oriente Médio e do Norte da África – a chamada “primavera árabe”, iniciada na Tunísia, em dezembro de 2010.

A participação de Pureza no evento foi viabilizada pelo Programa Professor Visitante da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A iniciativa busca trazer ao país pesquisadores de renome em suas áreas de estudo para aulas na pós-graduação e colaboração em projetos científicos.

Serviço:

Data: segunda-feira, dia 21 de maio de 2012

Horário: 14h

Local: Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, da Unesp, Unicamp e PUC-SP, sediado no prédio da Unesp na Praça da Sé, nº 108, 3º Andar.

Informações: (11) 3101-0027 ou relinter@reitoria.unesp.br

 Assessoria de Comunicação e Imprensa