Notícia

TN Sustentável

Especialista em biomassa participa de workshop em São Paulo

Publicado em 08 setembro 2009

Lee Rybeck Lynd, professor do Dartmouth College, de Hanover, estado de New Hampshire, nos EUA, e um dos maiores especialistas em produção de etanol celulósico por hidrólise enzimática, estará em São Paulo no dia 10 de setembro para participar do workshop Processes for Ethanol Production (Processos para a Produção de Etanol), promovido pelo programa Bioen da Fapesp, que apoia pesquisas em bioenergia. Lynd é cofundador e diretor cientifico da Mascoma Corporation, uma start up que busca viabilizar comercialmente a produção de energia a partir de biomassa. Ele vem liderando um grupo ativo de pesquisadores nessa área, já escreveu mais de cem artigos científicos sobre o tema, e detém 11 patentes.

Por pelo menos três vezes foi convidado pelo Senado dos Estados Unidos para falar dos aspectos técnicos e estratégicos do uso da biomassa na produção de energia. Lynd coordena agora a iniciativa Global Sustainability Project (Projeto de Sustentabilidade Global), que reunirá pesquisadores de vários países e realizará reuniões em cinco diferentes lugares do mundo entre 2009 e 2010 para examinar questões relacionadas ao contexto regional e continental da produção de biocombustíveis.

Vai também criar uma equipe capaz de desenvolver um plano de trabalho para responder se a bioenergia poderá atender a uma fração substancial da demanda de energia do mundo e, ao mesmo tempo, ser compatível com as outras necessidades, como a alimentação e a preservação do meio ambiente. Caso a resposta seja afirmativa, o terceiro passo do programa é trabalhar em propostas de políticas para a transição de energia fóssil para a renovável, com base em biocombustíveis, e que inclua o desenvolvimento econômico rural.

Além de Lynd, participarão do workshop Justin van Rooyen, também da Mascoma Corporation, Marcos de Freitas Sugaya, da Petrobras, Silvio Roberto Andrietta, da empresa Biocontal - Tecnologia em Bioprocessos, Wilson Araújo, da DuPont Biofuels, Henrique Macedo Baudel e Daniel Ibraim Atala, ambos do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Paulo Eduardo Mantelatto, da Dedini Indústrias de Base, Carlos Vaz Rossell, do Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), Christian Robson Marcatto, da Siemens, Lourdes Gonçalves, da Próxima Softwares e Serviços, Maria Regina Wolf, da Unicamp, Eduardo Calichman, do Grupo Cosan, e Jonas Nolasco, da Amyris Biocombustíveis.

Por: Redação TN / Inovação Unicamp