Com o dia das mulheres chegando, nós aqui do Portal Tipo Manaus, faremos um especial mostrando a força da mulher, seja ela a dona de casa, a empresária, médica ou a cientista.
Aqui, falaremos em especial, das cientistas que lideraram o sequenciamento do novo coronavírus. Brasileiras que deram seu melhor para descobrir a sequência do genoma viral da nova bactéria que ameaça a saúde mundial.
Ester Sabino é diretora do IMT (Instituto de Medicina Tropical) e coordenadora do CADDE (Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico,Genômica e Epidemiologia de Arbovírus.
Ester comentou que “a proposta é realmente ajudar os serviços de saúde e não apenas publicar as informações meses depois que o problema ocorreu.” Sabino também contou com a ajuda da doutora Jaqueline Goes de Jesus.
Jaqueline é pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da FAPESP e liderou o sequenciamento do genoma viral. A mesma é Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia.
Também já desenvolveu atividades de pesquisa no Laboratório de Biologia Molecular na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FUNDHERP) e no Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Câncer da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (FMRP-USP).
Graças a essas duas mulheres, nós avançamos ao tratamento e a erradicação da doença. Muito ainda tem que ser feito, mas o primeiro passo já foi dado.