Professores da Escola Técnica Estadual "Fernando Prestes" estiveram no jornal Cruzeiro do Sul para divulgar as publicações "Escolas Profissionais Públicas do Estado de São Paulo - Uma História em Imagens" e "Inventário de Fontes Documentais", ambas resultantes do desenvolvimento de um projeto de pesquisa historiográfica. O objetivo desse trabalho, de acordo com o diretor da escola, Luiz A. Koritiake, é resgatar a memória do ensino técnico no Estado de São Paulo e mostrar para a população a sua importância.
Realizado em oito das escolas técnicas mais antigas do Estado de São Paulo - a ETE "Fernando Prestes" está entre elas, inaugurada era 1929 -, sob a coordenação e orientação do Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), as publicações foram frutos da consciência de que a organização de arquivos históricos e a instalação de centros de memória nas instituições de ensino possibilitarão e estimularão novas iniciativas direcionadas para a pesquisa sobre a formação profissional desde as primeiras décadas do Século 20.
Durante quatro anos, comissões formadas por professores das' escolas técnicas "Carlos de Campos" (São Paulo), "Getúlio Vargas" (São Paulo), "João Belarmino" (Amparo), "Bento Quirino" (Campinas), "Dr. Júlio Cardoso" (Franca), "Fernando Prestes" (Sorocaba), "Cônego José Bento" (Jacareí) e "Aristóteles Ferreira/EE Escolástica Rosa" (Santos), realizaram pesquisas sobre as suas instituições. "Em cada escola havia um responsável pela pesquisa dos fatos documentados - escritos e fotográficos. Esses documentos eram compostos por boletins, livros de notas, de pontos, entre outros. Além disso, também conseguimos resgatar trabalhos r feitos na escola por ex-alunos, como telas, esculturas, trabalhos em fundição, etc", afirmou a professora de História Rosemari Santos de Paula.
Além da pesquisa, a professora revela que os integrantes da comissão participaram de oficinas em São Paulo para aprender a dar tratamento adequado aos antigos documentos. "Aprendemos a manusear esse material e acondicioná-lo. Tudo isso foi feito com o devido cuidado porque estávamos trabalhando com papéis das décadas de 20, 30, 40 e 50. Uma relíquia." Os alunos da ETE "Fernando Prestes" também participaram do processo de higienização do material.
Além de Rosemari Santos de Paula, participam da comissão sorocabana os profissionais Stella Maris Cano Ronzani, professora de Artes, e Oswaldo Luiz Casconi, professor de História da Arquitetura.
Em Sorocaba, os trabalhos "Escolas Profissionais Públicas do Estado de São Paulo - Uma História em Imagens" e "Inventário de Fontes Documentais" serão destinados às bibliotecas municipais. Gabinete de Leitura, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Academia Sorocabana de Letras, entre outras instituições culturais da cidade.
PROJETO
O projeto de pesquisa sobre o Ensino Público Profissional no Estado de São Paulo (memória institucional e as transformações histórico-espaciais), nasceu de uma proposta do Centro de Memória da Educação, da Faculdade de Educação USP, e foi desenvolvido por equipes de professores e alunos de oito escolas do Centro Paula Souza, com apoio da Fapesp, para resgatar não apenas a história das escolas, mas de uma parte da vida de todos que participaram da edificação de um sistema de ensino que hoje constitui uma das principais alavancas do desenvolvimento econômico do Estado. Até o final deste ano, o grupo de professores deverá lançar uma terceira publicação com a monografia de todas as oito escolas, desta vez sem o apoio da Fapesp.
Atualmente, o Estado conta com 103 escolas técnicas mantidas pelo Centro Paula Souza.
Notícia
Cruzeiro do Sul online