Notícia

pointer.esalq.usp.br

Escolas Interdisciplinares FAPESP 2024 (28 notícias)

Publicado em 25 de setembro de 2024

Foram abertas hoje as inscrições para as Escolas Interdisciplinares FAPESP 2024, que serão realizadas entre 8 e 12 de dezembro na cidade de Itatiba, no interior paulista. Interessados têm até 30 de outubro para se inscrever.

Na edição 2024, as duas Escolas Interdisciplinares ocorrerão simultaneamente, no Hotel Histórico Fazenda Dona Carolina: uma voltada para Ciências Exatas e Naturais, Engenharias e Medicina; outra focada em Humanidades, Ciências Sociais e Artes. São oferecidas ao todo 120 vagas. A FAPESP arcará com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos pesquisadores selecionados.

A série de eventos busca oferecer a bolsistas de pós-doutorado de todo o país a oportunidade de conhecer a pesquisa científica de vanguarda desenvolvida no Brasil e no exterior em várias áreas do conhecimento. Ao longo de cinco dias, eles têm a oportunidade de compartilhar suas trajetórias acadêmicas com outros participantes, apresentar trabalhos em exposições orais e na forma de pôsteres e de interagir com pesquisadores nacionais e estrangeiros de modo a estabelecer laços profissionais duradouros.

Realizadas em hotel fora da cidade de São Paulo, as escolas contam com um formato imersivo: começam no domingo, com uma atividade conjunta e um jantar de abertura, e se estendem de segunda a quinta, com palestras, debates, apresentações curtas e masterclasses. A interação cotidiana em ambiente informal favorece as trocas de experiências e cria vínculos de amizade e eventual cooperação.

“Experimentamos esse formato pela primeira vez com as Escolas FAPESP 60 Anos, em 2022, e o sucesso alcançado nos levou a programar uma nova edição em 2023 e outra para este ano, de 8 a 12 de dezembro de 2024”, diz o físico Oswaldo Baffa Filho, professor titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e integrante da comissão organizadora.

Os encontros foram concebidos com base na experiência da FAPESP com o programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) e com as Escolas FAPESP 60 Anos. “Em nível internacional, a inspiração é o Lindau Nobel Laureate Meetings. Mas o que se procurou agregar com as Escolas Interdisciplinares FAPESP foi o caráter imersivo, interdisciplinar e informal”, diz Baffa.